Correio comemora 500 anos em 2020

Exposições, livros e selos são alguns dos ingredientes que compõem a receita das comemorações dos 500 anos do correio. O marco será assinalado pelos CTT – Correios de Portugal ao longo deste ano, através de actividades que pretendem envolver o público na celebração.

Segundo os CTT, o Dia Mundial dos Correios, assinalado a 9 de Outubro, reunirá grande parte das iniciativas previstas – que visam celebrar a nomeação do primeiro Correio-Mor. Dos planos faz parte, por exemplo, a oferta de um selo postal especial a todos os portugueses que se deslocarem a uma loja CTT num determinado período (ainda por definir).

No mesmo sentido, a Imprensa Nacional Casa da Moeda também irá emitir uma moeda oficial da República evocadora dos 500 anos dos correios no País. Será ainda lançada uma Lotaria Nacional sobre o mesmo tema, editada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

A programação envolve também a publicação de livros, entre este ano e o próximo, nomeadamente um sobre a vida de D. Manuel e outro assente nas memórias dos trabalhadores dos CTT.

Por fim, os CTT estão a organizar uma edição em Évora da Lubrapex – uma das mais importantes exposições filatélicas da Europa – e um conjunto de exposições: no Museu dos Coches, por exemplo, haverá um espaço dedicado à celebração; a Fundação Portuguesa das Comunicações receberá 64 prémios de design e impressão; ao passo que a Torre do Tombo será a casa de uma exposição documental e iconográfica com os documentos originais que criaram e suportaram o correio em Portugal (a partir de 6 de Novembro).

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...