Coronavírus. Entregas ao domicílio e Netflix beneficiam do surto

Nem todos os negócios estão a sofrer com o novo coronavírus. De acordo com um relatório elaborado pelo Barclaycard, os serviços de entrega de comida ao domicílio e as plataformas de streaming parecem beneficiar da propagação do COVID-19.

No caso das entregas de refeições, verifica-se um crescimento de 8,7% nas vendas, no Reino Unido, no passado mês de Fevereiro. Por seu turno, plataformas como a Netflix saltaram 12,4%, no mesmo mercado e período. O The Drum, que dá conta do relatório, justifica os resultados com o receio que as pessoas têm de sair à rua.

Em sentido oposto, os grandes armazéns viram as vendas recuarem 3,6%, no último mês, e os restaurantes sofreram uma quebra de 6,4%. Quanto aos gastos em vestuário, o mesmo estudo aponta para uma descida de 1,7%, sendo que também as tempestades Ciara a Dennis são mencionadas como factores de peso.

Outro estudo do British Retail Consortium dá conta de um abrandamento de 1,8% nas vendas em lojas físicas que não sejam de âmbito alimentar. Por outro lado, as lojas deste tipo com presença online registaram um crescimento de 3,6% nas vendas.

Artigos relacionados