Cookies da internet: o que são e como nasceram

Há 25 anos, era criada uma ferramenta que permite acompanhar todos os passos dos utilizadores de internet. O nome escolhido? Cookies. Nascidas em 1994, as cookies foram desenhadas para melhorar a experiência do consumidor, uma vez que permitiam conhecer melhor as suas preferências e actividade online.

Tal como sublinha Scott Howe, CEO da LiveRamp num artigo para o ClickZ, as cookies permitiam às marcas não estar constantemente a fazer as mesmas perguntas aos utilizadores. Os dados de login eram automaticamente guardados e os carrinhos de compras digitais foram criados, entre outras inovações.

Entretanto, esta ferramenta evoluiu e inspirou até a criação de outros recursos semelhantes, mas mais abrangentes e sofisticados. As televisões conectadas e os sistemas de identificação presentes em smartphones (mobile ID), por exemplo, tornaram-se essenciais para os negócios, uma vez que ajudam a aumentar os níveis de engagement.

O caso das televisões inteligentes é especialmente revelador da evolução dos tempos: ao mudar drasticamente a forma como os consumidores consomem televisão – ao estarem ligadas a serviços de streaming e ao permitirem andar para trás e para a frente, sem limites –, esta tecnologia tem dado aos anunciantes uma nova forma de conhecer o seu público. Sem o recurso a cookies.

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