COO da Republica 45: «Há mais e melhores players num mercado cada vez mais digital»
No final de 2021, Adriano Prates assumia dois novos desafios enquanto COO do Grupo Republica 45 e CEO da agência BYD. Com mais de 20 anos de experiência na área de Marketing em diversas empresas, incluindo internacionais, o responsável considera que a nova etapa «constitui um desafio muito interessante» nesta fase da sua vida profissional.
Tudo começou uns meses antes, quando Adriano Prates deu início à colaboração com o grupo enquanto consultor, tendo oportunidade de participar na definição do plano estratégico para os próximos anos. Assim, quando surgiu o convite para desempenhar novas funções de liderança, «foi uma decisão muito fácil e lógica» de tomar, garante o profissional, em entrevista à Marketeer.
McKinsey, PT, Zon e EDP são algumas das empresas que constam no currículo de Adriano Prates, num percurso que o próprio apelida de polifacetado. «Estas empresas ensinaram-me muito e evoluí bastante a diversos níveis. São organizações com um ritmo muito acelerado, de elevada complexidade e com uma organização e processos bem definidos», refere.
Como tal, considera que o conhecimento adquirido do mundo corporativo e da experiência de vários anos nas áreas de marketing e vendas, «podem trazer valor ao grupo, nesta fase de forte crescimento». As novas apostas passam por um maior foco em Portugal, pela ambição de entrada em novos mercados e pela continuação do crescimento acima dos dois dígitos.
Enquanto COO do Grupo Republica 45, o profissional tem como principais objectivos potenciar as sinergias entre as empresas do grupo, desenvolver novas áreas de negócio e acelerar o seu crescimento. Já enquanto CEO da BYD, a missão passa por garantir a satisfação dos clientes, continuar a melhorar a qualidade do serviço prestado, inovar e ser diferenciador no mercado.
«Vivemos num mundo em que o consumidor está cada vez mais empoderado, mais informado e mais exigente. Há mais e melhores players num mercado cada vez mais digital e o grupo Republica 45 quer estar na linha da frente, continuar a inovar e a crescer, de forma a ser uma de referência em Portugal e além fronteiras», afirma Adriano Prates.
Texto de Beatriz Caetano