Contratação de seguros para equipamentos móveis salta 39% na Allianz
A Allianz Partners registou um aumento de 39% na contratação de seguros para equipamentos móveis após a pandemia. O teletrabalho e as aulas remotas serão parte da explicação para este aumento, uma vez que os computadores portáteis, por exemplo, ganharam redobrada importância.
De acordo com dados da IDC, estão a ser vendidos um milhão de equipamentos portáteis por dia. Este valor aponta para um crescimento na ordem dos 18,1% em 2021.
Este crescimento nas vendas estará também em linha com a subida na contratação de seguros, uma vez que, ao ser manuseados constantemente, os equipamentos apresentam agora mais riscos. O facto de serem transportados com mais frequência também é motivo de preocupação.
Na Allianz Partners, o motivo mais comum para a contratação destes seguros é a protecção contra danos acidentais, como, por exemplo, ecrãs partidos ou derramamento de líquidos.
Verifica-se também que é cada vez mais comum a contratação de seguro no momento da compra do equipamento, especialmente no início das actividades escolares: neste período de regresso às aulas, mais de 90% das apólices são contratadas pelos alunos.
«Os telemóveis, tablets, portáteis são ferramentas essenciais no nosso dia-a-dia e, ao manuseá-los constantemente, ou, até mesmo, ao transportá-los entre a nossa casa e o nosso local de trabalho ou de estudo podem ser danificados. O seguro de equipamentos portáteis oferece diferentes coberturas; roubos e danos causados por pancadas, quedas ou derramamento de líquidos que protegem o utilizador perante situações imprevisíveis», resume Cláudia Godinho, head of Retail and Telco Business da Allianz Partners.