Contra a Black Friday, poupar poupar

O mês de Novembro traz consigo um dos momentos mais antecipados do ano: a Black Friday, que permite aos consumidores economizar em alguns produtos que há muito procuram ou adiantar já as prendas de Natal.

Contudo, se a “sexta-feira negra” é sinónimo de poupança, também é de consumismo e, como forma de combater as compras desenfreadas, por vezes feitas por impulso, várias são as marcas que optam por iniciativas contrárias.

A portuguesa Ownever, dedicada ao mundo das malas, vai fechar as portas da sua loja esta sexta-feira e no fim-de-semana. Porquê? Querem aproveitar esta oportunidade para lembrar a importância das escolhas conscientes como consumidores. “Acreditamos no poder das compras conscientes e propositadas. É por isso que incentivamos a afastar-se do caos e em vez disso apoiar os artesãos locais portugueses que dedicam o coração e a alma às suas criações.”

Já a Ringana, cosmética de produtos naturais e suplementos, aposta no upcycling, transformando resíduos em produtos novos com o objectivo de gerar menos efeitos poluentes. As partículas esfoliantes do Ringana Fresh scrub face & body são obtidas a partir de resíduos de frutos, como framboesas e mirtilos. O primeiro “resíduo” é produzido quando a fruta inteira é prensada para fazer sumo. O que resta são sementes e grainhas que podem ser transformadas noutros produtos.

A IKEA, por sua vez, traz pelo quarto ano consecutivo a Campanha Circular, através da qual, até ao dia 3 de Dezembro, os consumidores poderão vender os seus móveis à marca e receber um cartão de reembolso no valor dessa venda. Os artigos vendidos, serão colocados à venda na Área Circular para poderem encontrar uma nova vida, numa nova casa.

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