Continente: Um laboratório para os produtos de marca própria

O Continente inaugurou em Maio o “Co-Lab: Laboratório de Inovação com o Cliente”, o primeiro centro da marca criado especificamente para pesquisa e desenvolvimento de produtos de marca própria. Este projecto contou com um investimento inicial de 2,5 milhões de euros e está fisicamente localizado no piso superior da loja Continente da Amadora, em Lisboa, com 1200 m2.

Através de provas e análises aos produtos, o Continente Co-Lab conta com a participação dos consumidores, através da qual garante o lançamento de produtos e soluções adequadas às suas necessidades e exigências.

O Continente Co-Lab inclui um espaço de showcooking; cozinha industrial e sala de formação de colaboradores da Cozinha Continente; laboratório bioquímico; laboratório sensorial com 12 cabines de prova; sala de Focus Group; sala de observação; área de bebidas; sala de limpeza do lar; sala de beleza; e sala de design. É no Continente Co-Lab que as equipas do Continente desenham os produtos de marca própria, em conjunto com parceiros, fornecedores e consumidores. Este espaço também serve para receber os consumidores que participam no processo de definição dos novos produtos Continente que chegam às lojas.

O Continente Co-Lab foi desenhado com linhas modernas, minimalistas e com dois lounges, para garantir uma experiência agradável a todos os visitantes.

Em comunicado à imprensa, o Continente explica que no laboratório sensorial, além da prova do produto, vão ser utilizadas duas técnicas inovadoras: o Face Reader, um equipamento que analisa as reacções físicas (expressões faciais) dos provadores ao experimentar ou observar produtos; e o Face Reader Eye Tracker, que, através de uns óculos de infravermelhos colocados no consumidor, recolhem informações sobre quais são as partes do produto/embalagem a que os clientes dedicam mais atenção.

Tânia Lucas, directora comercial de Marca Própria da MC, explica que «todos os produtos da marca Continente vão ser analisados no Co-Lab presencialmente ou, em casos específicos, na casa do próprio consumidor, sempre com a coordenação desta equipa. O objectivo do Continente é continuar a responder e a superar as expectativas do consumidor, combinando a experiência das marcas de fabricante com a excelência no desenvolvimento da marca própria».

«O Continente Co-Lab é uma resposta aos nossos objectivos: ter uma marca própria cada vez mais alinhada com o que o consumidor procura, continuar a surpreender os clientes com inovações exclusivas, apostar na qualidade dos produtos e reforçar a relação de confiança com os nossos parceiros», acrescenta.

Nos últimos anos, a marca própria tem vindo a crescer, sendo Portugal o país com mais crescimento (2,9%) na Europa, em 2022, comparativamente ao ano anterior. Do mesmo modo, o nosso país é o sexto da Europa onde a marca própria tem mais peso no carrinho dos clientes.

Em 2022, a marca própria do Continente representou cerca de 925 milhões de euros na área alimentar, registando um crescimento superior a 20% no último ano (ou seja, mais 175 milhões de euros), e um crescimento de quase 50% nos últimos três anos.

Relativamente ao ano corrente, Tânia Lucas refere que «prevê-se que a procura pelos produtos de marca Continente se intensifique, e é também por isso que faz tanto sentido para a MC continuar a apostar, não só na marca e produtos Continente, mas também na relação de confiança e proximidade com os consumidores, que são uma fonte de informação crítica para termos uma gama cada vez mais bem-sucedida face às expectativas do público».

A marca Continente conta já com mais de 30 anos e tem, actualmente, mais de 4 mil referências de produtos, nomeadamente através da gama Continente, Continente Equilíbrio, Continente ECO, Continente do Bebé, Continente Selecção e Continente Bio.

Todos os clientes que estejam interessados em integrar a base de dados de “provadores” Continente podem inscrever-se em colab.continente.pt, submetendo os dados solicitados pelo formulário.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Omnicanal”, publicado na edição de Julho (n.º 324) da Marketeer.

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