Continente: Tradição e inovação servidas à sua mesa
Qualidade, frescura e autenticidade. São estas as palavras-chave quando se fala da Cozinha Continente. A nova marca, que nasceu em Vila Real em 2022 com abertura do primeiro restaurante, chega agora a todos os balcões e áreas de take-away das lojas Continente e está disponível para encomendar no Continente Online e nas plataformas de entrega ao domicílio. As refeições são feitas com ingredientes frescos e naturais, dando especial destaque ao que de melhor se faz na gastronomia nacional. Comida feita de origem e de sabor, como se tivesse sido cozinhada em casa. Arroz de Pato, Bacalhau Espiritual, Carne de Porco à Portuguesa ou Bacalhau com Natas são algumas das iguarias que os clientes podem encontrar na Cozinha Continente. Aos pratos mais tradicionais, adorados por todos, juntam-se refeições rápidas e prontas a consumir, como a Bifana no Pão – sempre quente; ou as sandes, wraps e saladas. Nos restaurantes, além dos pratos tradicionais, destacam-se as pizzas em forno de lenha e os grelhados a carvão vegetal, que combinam todo o sabor com o conforto à mesa.
Em entrevista à Marketeer, Ana Alves, responsável pela área de Food Solutions da MC, falou desta nova aposta da marca e da importância de ir ao encontro das necessidades dos clientes, cada vez mais exigentes e conscientes dos seus hábitos de consumo. Mais do que assegurar a oferta de novos produtos e serviços, com o habitual selo de qualidade Continente, o foco passa pela sua disponibilização de forma democrática, garantindo que os mesmos são acessíveis à maioria das famílias portuguesas.
No sector da alimentação, qual é que tem sido o principal compromisso da marca para com os seus clientes?
A alimentação dos portugueses sempre foi uma preocupação e um compromisso essencial para o Continente, que se tem vindo a afirmar pelos elevados padrões de qualidade, diversidade e inovação. É desta forma que temos conseguido conquistar a confiança e a preferência dos portugueses. Efectivamente, um dos grandes vectores da sua evolução tem sido a aposta na inovação.
No momento da compra, quais consideram ser os factores mais relevantes para os consumidores?
O preço e a variedade dos produtos são factores muito valorizados pelos consumidores, mas a qualidade intrínseca do produto assume um papel preponderante no momento da escolha, especialmente quando falamos em refeições prontas. Adicionalmente, a inovação assume-se como um factor diferenciador e, por isso, essencial para o fortalecimento da nossa proposta de valor. A Cozinha Continente vem precisamente reforçar esta nossa aposta na inovação e na disponibilização de uma oferta que cumpra com todos estes factores e que acompanhe as alterações de estilo de vida dos consumidores.
Nos últimos tempos, a área de negócio Food Solutions da MC tem evoluído consideravelmente. De que forma vão continuar a apostar ainda mais este ano?
A grande novidade para este ano é, sem dúvida, a chegada da Cozinha Continente a todo o país. O mundo está em constante mudança e assistimos, diariamente, a alterações profundas nos comportamentos de compra dos consumidores. Mudanças essas que nos desafiam todos os dias a evoluir na nossa proposta de valor e, em particular, na forma como na MC endereçamos o negócio de Food Solutions. Esta área de negócio é alvo da nossa máxima atenção e o maior investimento que fazemos é na qualidade e na frescura da oferta que disponibilizamos nas nossas lojas. A Cozinha Continente é o nosso mais recente investimento nesta área e que cumpre com a nossa ambição de levar a todos, e em qualquer lugar, o que de melhor e mais fresco confeccionamos na nossa Cozinha.
Consideram que o mercado de comida take-away tem evoluído positivamente?
Esta é uma categoria que tem apresentado, nos últimos anos, crescimentos muito significativos. Este crescimento está directamente relacionado com o desenvolvimento a que temos assistido na oferta deste tipo de produtos para fazer face às alterações do estilo de vida dos consumidores, que cada vez têm menos tempo disponível e procuram soluções rápidas e convenientes.
De que forma pretendem reforçar a vossa proposta de valor com a nova marca Cozinha Continente?
Este é um momento muito importante para a MC, onde materializamos a nossa ambição de ser a referência na democratização da comida bem feita e robustecemos a nossa proposta de valor com a marca Cozinha Continente. Em Março de 2022 abrimos o nosso primeiro restaurante Cozinha Continente em Vila Real, uma cidade que tem tradição de boa mesa. Depois de conquistar paladares tão exigentes, percebemos o potencial desta nossa Cozinha e rapidamente acelerámos o plano de expansão. Depois da abertura de mais dois restaurantes, em Viseu e Telheiras, estendemos o conceito a todo o país e a Cozinha Continente chega agora a todos os balcões de atendimento e lineares de take-away das lojas Continente; ao Continente Online e às plataformas de entrega ao domicílio. Continuaremos a investir nesta área e na oportunidade que sabemos existir quando surpreendemos os nossos clientes.
As refeições da Cozinha Continente têm a assinatura do chef André Matos. De que forma considera importante para o conceito?
Sim, todas as receitas da Cozinha Continente têm a assinatura do chef André Matos, em conjunto com a sua equipa. A Cozinha Continente é inspirada na tradição gastronómica portuguesa, com refeições prontas a comer, para levar ou encomendar, e, por isso, a experiência e know-how que o chef André traz à nossa Cozinha são uma garantia do respeito pela tradição e origem das receitas, dos ingredientes e das técnicas de confecção e, acima de tudo, da qualidade e consistência das refeições que disponibilizamos em todos os formatos do conceito.
Quais as boas práticas aplicadas na Cozinha Continente no que toca ao desperdício alimentar e à sustentabilidade?
O combate ao desperdício alimentar é um desafio global. O Continente tem assumido um um papel fundamental no sentido de incentivar consumidores, colaboradores e fornecedores a contribuírem activamente neste compromisso que é responsabilidade de todos. para que tenham um papel activo neste trabalho, que é responsabilidade de todos. O reaproveitamento e redistribuição de alimentos, através de doações de excedentes, a instituições de solidariedade social, faz parte do dia-a-dia das nossas lojas.
A selecção de ingredientes e matérias-primas, cuja origem não implique desflorestação, é outro dos compromissos nesta nossa missão de sustentabilidade e desperdício zero.
Promovemos ainda a circularidade através do incentivo à reutilização de embalagens dos clientes nos balcões de take- -away Cozinha Continente e fomentamos a utilização de packaging sustentável em todas as embalagens e consumíveis envolvidos na nossa cadeia de valor.
Esta é uma Cozinha de hoje, mas que se preocupa com o amanhã e, por essa razão, temos vindo a implementar este conjunto de iniciativas que visam promover a sustentabilidade do negócio e de toda a cadeia de valor.
Quais as novidades que vão existir ao longo do ano?
A Cozinha Continente vai ter, ao longo do ano, receitas adaptadas ao gosto dos clientes, apresentando muitas novidades e inovação na oferta de comida pronta a saborear ou a confeccionar, também em função das épocas do ano. Os pratos mais tradicionais, como o Arroz de Pato, o Bacalhau Espiritual ou o Bacalhau com Natas, vão estar disponíveis o ano inteiro, nos lineares, balcões de take-away e restaurantes da Cozinha Continente, mas contamos surpreender os nossos clientes durante todo o ano e trazer muitas novidades à Cozinha Continente.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Costumer Experience”, publicado na edição de Março (n.º 320) da Marketeer.