Continente reciclou o equivalente a 420 baleias-azuis em 2020

Ao longo do ano passado, o Continente reciclou mais de 42 mil toneladas de resíduos, o equivalente ao peso de 420 baleias-azuis. De forma a assinalar o Dia Internacional da Reciclagem, que se celebra hoje, a cadeia de supermercados revela que este número diz respeito a resíduos provenientes das suas operações (plástico, cartão e madeira, por exemplo), mas também entregues pelos clientes nas lojas.

Em 2020, os clientes entregaram nas lojas Continente 503 toneladas de roupa, 72 toneladas de óleo alimentar, 24 toneladas de baterias, 25 toneladas de pilhas e 33 toneladas de rolhas de cortiça.

Em comunicado, é divulgado ainda que os negócios da Sonae MC, no seu conjunto, cresceram acima de 9%, mas que a taxa de crescimento dos resíduos geridos pela empresa se situou abaixo de 2%. Os resíduos de plástico, maioritariamente material de embalagem, recuaram perto de 1,1%, face ao período homólogo anterior, fixando-se em 2.548 toneladas. O cartão gerado em loja, por seu turno, ascendeu a 37.700 toneladas.

«Enquanto retalhista líder, sabemos que o nosso dever é encontrar e implementar medidas que procurem minimizar o impacto da nossa actividade, sensibilizando também fornecedores, parceiros, colaboradores e clientes para a importância do seu contributo. Reforçamos o nosso compromisso público como um agente activo na consciencialização e mobilização dos portugueses, informando, sensibilizando e promovendo comportamentos de cidadania ambiental, que assegurem o nosso futuro colectivo», comenta Vítor Martins, director de Ambiente da Sonae MC.

Na sequência das medidas de sustentabilidade e uso responsável dos plásticos, o Continente indica ter alcançado um nível de poupança superior a 4.200 toneladas de plástico virgem, no ano passado. Este valor representa um crescimento de 90% em relação às 2.200 toneladas/ano anunciadas em Abril de 2019.

Além disso, a marca substituiu 50 toneladas de plástico com baixa reciclabilidade (como o PVC) por outros materiais mais fáceis de reciclar (como o PET). Actualmente, 73% das referências de marca própria já são 100% recicláveis.

Artigos relacionados