Continente já vendeu 40 mil Caixas Zer0% Desperdício só este ano
Em Novembro de 2019, o Continente começou a vender as Caixas Zer0% Desperdício, compostas por cinco quilos de frutas e legumes que já estão próximos de ultrapassar o ponto óptimo de consumo. Quase dois anos volvidos, o balanço parece ser positivo, tendo em conta o alargamento da iniciativa a mais lojas.
Só este ano, o Continente já vendeu 40 mil Caixas Zer0% Desperdício, cada uma com um preço de 50 cêntimos por quilo. Disponíveis na zona de frescos dos supermercados, contam com alimentos seleccionados pelos colaboradores de cada loja, que escolhem apenas as frutas e os legumes que ainda respeitam todos os padrões de qualidade e frescura mas que, ainda assim, começam a perder valor comercial por razões estéticas, por exemplo.
Olhando para a iniciativa desde o seu início, David Monteiro, director da Unidade de Negócio de Frutas & Legumes, adianta que os clientes do Continente já salvaram centenas de milhares de quilos de alimentos – mais de 200 mil só este ano.
«Em Março de 2021, por exemplo, vendemos mais de 7 mil caixas, permitindo-nos evitar toneladas de desperdício alimentar, ao mesmo tempo que oferecemos produtos que preservam excelentes condições de consumo, por um preço mais simpático para o consumidor», explica David Monteiro.
O mesmo responsável acrescenta, em comunicado, que o desperdício alimentar é um problema para o qual o Continente, enquanto retalhista, pode ter um papel fundamental, «contribuindo para dar o exemplo, incentivando consumidores, colaboradores e fornecedores para que tenham um papel activo neste trabalho que é responsabilidade de todos, sobretudo hoje que se comemora o Dia Internacional de Conscientização sobre a Perda e o Desperdício de Alimentos».