Continente: Ensinar a comer melhor

Promover hábitos de alimentação saudável faz sentido em qualquer idade, mas ainda mais quando se começa a aprender sobre os seus benefícios nas salas de aula. É por isso que a Escola Missão Continente (EMC) continua empenhada na consciencialização dos jovens de comunidades escolares desde o Pré-Escolar até ao 2.º Ciclo do Ensino Básico para a adopção de estilos de vida saudável.

Tendo em vista este objectivo, a EMC aposta em estimular as gerações mais jovens a terem comportamentos e hábitos que promovam vidas mais equilibradas, através de três temas principais: Alimentação Saudável, Estilo de Vida Activo e Consumo Consciente. Actualmente, o projecto já está presente em 802 escolas espalhadas por todo o território continental e ilhas, impactando cerca de 101 832 alunos e 7874 professores.

Ao longo do ano lectivo, a EMC disponibilizou às escolas diversas iniciativas e conteúdos lúdico-pedagógicos no âmbito da promoção do estilo de vida saudável, culminando num evento de final de ano que se realizou na Casa da Música.

Este evento serviu para premiar as turmas mais participativas no projecto ao longo do ano lectivo 2022/23, proporcionar um dia diferente e oferecer brindes relacionados com a EMC, para que a memória do dia do evento perdure no tempo. As crianças tiveram também a oportunidade de fazer uma visita guiada à Casa da Música, assistir a um espectáculo do serviço educativo da Casa da Música, “O Regresso de ChaCha- Pum”, e participar numa actividade de decoração de garrafas.

OS PILARES

Promover uma alimentação mais equilibrada é o primeiro pilar da EMC e, para isso, as diversas iniciativas que ocorrem nas escolas abordam temas como a importância de comer frutas e legumes e reduzir a ingestão de açúcar e sal, entre outros. O objectivo é que as crianças aprendam como e por que devem fazer escolhas mais saudáveis.

Adoptar um estilo de vida activo é outro dos pilares do programa e nada melhor do que fazê-lo junto de crianças que gostam de correr, saltar e brincar. O incentivo a uma vida mais activa é feito através da partilha de conteúdos e materiais que permitam a prática de exercício físico em diferentes circunstâncias e condições.

O terceiro pilar do programa, o consumo consciente, tem por finalidade sensibilizar para a reciclagem e a redução do consumo do plástico, entre outros, promovendo o desenvolvimento de uma sociedade sustentável e mais justa. Isto é possível fazendo escolhas informadas ao nível da alimentação, dos consumos diários e através de comportamentos responsáveis.

AS INICIATIVAS

Alinhada com os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a EMC é uma das diversas iniciativas de responsabilidade social do Continente, no âmbito do seu compromisso para a construção de um futuro mais sustentável, que pretende impactar alunos, professores, pais e toda a comunidade escolar.

E, porque a brincar também se aprende, a EMC procura ensinar a adoptar comportamentos saudáveis e sustentáveis de um ponto de vista lúdico-pedagógico. Todas as escolas do Pré-Escolar e do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico podem participar nas iniciativas da EMC para que os seus alunos aprendam sobre alimentação saudável, estilo de vida activo e consumo consciente. Para isso, a EMC propõe desafios ao longo do ano, alinhando as temáticas e abordagens consoante cada ano lectivo. Ao responder a esses desafios os alunos vão explorar, investigar, recolher informação sobre os temas propostos e, depois, agir! As turmas vencedoras dos desafios são premiadas com Cartões DÁ, que lhes vão permitir adquirir material escolar, desportivo ou lúdico-pedagógico.

Além dos desafios, ao longo do ano lectivo, decorrem outras acções, como por exemplo a visita dos Embaixadores do Programa EMC às escolas para darem uma “aula saudável”. O objectivo é inspirar as crianças e jovens em momentos ricos de aprendizagem, onde acontece a partilha de conhecimentos e conteúdos sobre os temas da EMC.

Outra acção realizada com as escolas é uma visita ao local onde melhor se pode aprender sobre alimentação saudável e consumo consciente: uma loja Continente. Nesta visita, são abordadas temáticas como a importância das frutas e legumes, a utilidade do semáforo nutricional, o combate ao desperdício alimentar, a importância de optar por artigos nacionais e muito mais. O objectivo é que as crianças aprendam e partilhem esse conhecimento com as suas famílias, sendo desde logo impulsionadoras de mudanças positivas.

Durante o ano são ainda realizadas diversas iniciativas nos canais digitais. O Continente aproveita a apetência das crianças para as novas tecnologias, de modo a partilhar o conhecimento de especialistas e convidados em sessões online, onde são abordados vários temas, como a actividade física, a saúde mental e a comunicação eficaz. Nutricionistas, personal trainers e outros profissionais de renome juntam-se, assim, a este projecto, para promover um crescimento mais saudável e divertido.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Alimentação Saudável”, publicado na edição de Julho (n.º 324) da Marketeer.

Artigos relacionados