Continente elimina 860 toneladas de açúcar e 120 toneladas de sal de 530 produtos

No Dia Mundial da Saúde, o Continente reforça a sua aposta na redução de açúcar e sal nos alimentos dos portugueses, ao optimizar o valor nutricional de mais de 538 produtos de marca própria, com reduções anuais correspondentes a 860 toneladas de açúcar, 120 toneladas de sal e eliminação de óleo de palma em 92 produtos.

As reduções destes ingredientes incidem nos produtos Continente, com destaque para iogurtes, cereais de pequeno-almoço, bolachas, refrigerantes, batatas fritas, polpas de tomate e sopas de take away. As mudanças foram graduais, nomeadamente no açúcar dos iogurtes líquidos e no sal das sopas prontas de take away, para que o consumidor não sentisse uma grande diferença no sabor. No caso das polpas de tomate, todo o sal adicionado foi eliminado.

Além disso, a marca identificou outros ingredientes que possam ter impacto negativo na saúde dos clientes, pelo consumo repetitivo ou excessivo, nomeadamente intensificadores de sabor, como o glutamato monossódico, gorduras hidrogenadas, entre vários aditivos, e está a trabalhar na sua minimização ou mesmo eliminação sempre que possível.

Paralelamente, o Continente continua a apostar na literacia nutricional dos consumidores através do Semáforo Nutricional na frente das embalagens, que mostra informação simplificada sobre os nutrientes que, em excesso, podem ser um problema grave para a saúde. Através de um código de cores, o semáforo apresenta a concentração de açúcar, sal, gorduras e gorduras saturadas (verde – baixa, amarelo –moderada e vermelho – elevada).

«As reduções são feitas sem comprometer os hábitos alimentares dos nossos clientes, ou sem sequer notarem essas alterações no sabor. Exemplo disto são as leguminosas em conserva, tipicamente utilizadas em saladas e em diversos outros pratos, e que agora estão com baixo teor de sal, ou seja, com menos de 0,3g por 100g de produto», explica, em comunicado, Mayumi Delgado, responsável pela equipa de nutrição do Continente.

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