Continente: Ao encontro das necessidades dos consumidores

MARKETEER CONTENTS

Continuar a corresponder e superar as expectativas dos clientes, a estar ao lado deles, apresentando a maior variedade de produtos, de forma conveniente, com qualidade, inovação, e sempre ao melhor preço. São estes os objectivos do Continente para este ano. «Queremos continuar a agradecer a confiança depositada ao longo de mais de três décadas, promovendo estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis, actuando na redução do desperdício alimentar e sensibilizado para o consumo consciente dos consumidores», garante Tiago Simões, director de Marketing do Continente.

E a verdade é que, nestes âmbitos, têm sido várias as áreas de actuação da marca da Sonae MC. Com o carimbo proximidade, a empresa abriu 16 novas lojas em 2019 (dois Continente Modelo e 14 Continente Bom Dia), a que se juntam outras quatro já este ano. Já com o carimbo produção nacional, a Sonae MC assinou o protocolo de adesão ao “Portugal Sou Eu”, programa promovido pelo Ministério da Economia, para valorizar a produção nacional. Pensando no ambiente e sustentabilidade, Tiago Simões lembra que o Continente foi o primeiro supermercado português a assumir o New Plastics Economy Global Commitment – um projecto pensado para promover um modelo de economia circular para o plástico e a definição de metas comuns para lidar com os resíduos plásticos e com a poluição que provocam. No seguimento destas metas, «o Continente assegurou que 100% das mais de quatro mil embalagens de Marca Continente serão reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025» e lançou o microsite PlasticoResponsavel.Continente. pt, para divulgar conteúdos informativos e pedagógicos, que sensibilizam e esclarecem os consumidores sobre esta temática.

O mês de Maio viu chegar, pelas mãos da Sonae MC, a implementação do Flex it Up, programa inserido no movimento Improving Our Life, que pretende garantir a valorização de todos, estreitando a relação entre os colaboradores e a empresa.

No âmbito das comemorações do 10 de Junho, o Continente lançou a campanha #BomParaPortugal, para mostrar o trabalho que desenvolve por um País melhor, como forma de retribuir a confiança dos seus clientes, recorda Tiago Simões.

2019 marcou também a melhoria da composição nutricional de mais de 60 artigos de Marca Própria do Continente e a consolidação da posição da marca como player de referência na alimentação saudável com o programa alargado “À Roda da Alimentação”, com mais de 3,9 milhões de espectadores únicos em 48 episódios na RTP1. Todo um trabalho que ajudou a chegar a números como os da Publivaga, que registaram o Continente como a marca com o maior índice de top of mind médio acumulado de 11,6% em 2019. Outro número de monta diz respeito à app do Cartão Continente, que conta já com um milhão de utilizadores associados que podem agora efectuar pagamentos com o Continente PAY directamente na app. «Esta inovação faz do Continente a primeira cadeia de retalho alimentar a permitir o pagamento por aplicação, bastando associar um cartão bancário à aplicação», sublinha o director de Marketing da marca.

Uma outra solução de conveniência é a App Siga, que permite aos clientes criar listas e carrinhos de compras no smartphone – através de voz, texto e leitura de código de barras – e receber a encomenda em casa ou levantar numa loja física nas caixas exclusivas. O Continente Online, bem como o Click&Go (compra online com o respectivo levantamento em loja) – já disponível em mais de 150 lojas -, são plataformas que adicionam valor à marca e que vão ao encontro das expectativas e necessidades dos clientes, assegura o mesmo responsável.

Mas há mais serviços pensados para responder às tendências de consumo. Exemplo disso é a parceria com o Uber Eats e a aposta na entrega ao domicílio de refeições do Take Away. «Os clientes continuam a privilegiar a conveniência do pronto a comer e Take Away, fruto do ritmo acelerado em que vivemos.» Mas entre as tendências identificadas estão também as que apontam aos produtos saudáveis, de produção biológica, bem como os que se destacam pela qualidade e inovação. «Os produtos com packaging sustentável (com incorporação de material reciclado, 100% recicláveis) também estão entre as preferências de compra», salienta Tiago Simões. «O Continente dá continuidade ao seu compromisso de democratização do acesso aos produtos biológicos e saudáveis, num momento em que os portugueses estão cada vez mais conscientes da sua alimentação e do impacto que esta tem na sua saúde e no ambiente.» A par disso, o Continente dispõe de mais de quatro mil artigos das suas marcas nas prateleiras.

«Os produtos inovadores, os que utilizam ingredientes frescos e diferenciadores, como 100% naturais e que, ao mesmo tempo, reforçam as preocupações da marca Continente com a sustentabilidade e a responsabilidade social são os que registam melhor performance», sublinha o mesmo responsável. Por isso, tem-se assistido ao crescimento das gamas Bio & Saudável, Continente Equilíbrio, Continente Fácil & Bom, por exemplo.

Em 2020 comemoram-se os 35 anos

Sendo este o ano em que o Continente comemora o seu 35.º aniversário, serão realizadas diversas celebrações com os clientes. A par das festividades, este ano, o Continente continuará a comunicar aquilo que é #Bom
ParaPortugal como o desenvolvimento da Marca Continente, a portugalidade dos seus produtos, a actuação no âmbito do Plástico Responsável e Estratégia de Sustentabilidade Ambiental. Em simultâneo, serão trabalhadas iniciativas que promovam um estilo de vida equilibrado e alimentação saudável e serão reforçadas relações com as comunidades onde a marca está presente através da Missão Continente.

No último quadrimestre do ano, será a vez da 5.ª Conferência Portugal Saudável, promovida pela Missão Continente, ver a luz do dia. Subordinada ao tema “Alimentação Saudável: Para Nós, Para o Planeta”, regressa no dia 11 de Setembro, ao Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa. O evento, de entrada gratuita (mediante inscrição prévia online), junta oradores nacionais e internacionais para debater se serão os comportamentos alimentares a chave para a sustentabilidade do planeta. Nos dias 12 e 13 de Setembro decorrerá, no mesmo espaço, o “Festival à Roda da Alimentação”, com entrada gratuita, e com várias actividades sobre alimentação e estilos de vida saudáveis.

Artigos relacionados