Conteúdo interactivo é o segredo da Netflix para “prender” os espectadores
Lembra-se de ver “Black Mirror: Bandersnatch” na Netflix, um videojogo interactivo da série dramática “Black Mirror” que permitia aos utilizadores escolherem o percurso do protagonista e, assim, decidir o seu desfecho na história? Embora os envolvidos na criação deste projecto pensassem que seria um acontecimento único, a verdade é que o gigante do streaming pretende dar continuidade a este formato, de forma a “prender” os espectadores a outros géneros que a plataforma tem para oferecer.
Nesse sentido, a Netflix prepara-se para estrear “Cat Burglar”, um enredo protagonizado por desenhos animados que conta a história de um gato que quer assaltar um banco e que tem de escapar ao segurança – um cão. Contudo, ao invés de os espectadores optarem por uma versão ou outra da história, como já tinha acontecido com outros projectos interactivos da Netflix, desta vez são desafiados a responder correctamente a perguntas.
Esta nova produção será representativa dos esforços da Netflix para proporcionar novos formatos narrativos e “prender” o público à plataforma – que conta com um número crescente de rivais, como Disney+ ou HBO Max.
«O grande plano é criar conteúdo para os nossos subscritores de que eles gostem e que os faça subscrever. Estamos no processo de desenvolvimento de várias coisas e, se forem incríveis, vamos encomendá-las. Não nos queremos repetir. Queremos surpreender constantemente o nosso público», afirma Andy Weil, vice-presidente de Conteúdo Interactivo da Netflix, citado pela Fast Company.