O artista português Bordalo II voltou a provocar com a sua arte, desta vez em Washington, frente à Casa Branca, residência oficial do presidente norte-americano.
A obra, intitulada “Governmental Advisory”, foi revelada pelo artista nas redes sociais na quinta-feira, 23 de outubro.
A instalação consiste num cartaz colado numa carrinha branca, onde se lê a frase “Conteúdo Explícito”. Esta mensagem parece ser uma crítica a várias das controvérsias associadas a Donald Trump, incluindo as acusações de assédio sexual e os esforços para impedir a divulgação dos chamados Ficheiros de Epstein.
Estes referem-se a documentos, registos e materiais apreendidos durante a investigação criminal a Jeffrey Epstein, o multimilionário condenado por tráfico sexual de menores. Os arquivos incluem registos de voos, listas de visitantes, registos bancários, vídeos, imagens e testemunhos de vítimas, muitos dos quais permanecem sob segredo de justiça, alimentando especulações sobre o envolvimento de figuras públicas de alto perfil.
Recorde-se que, em setembro passado, o artista provocou com uma obra intitulada “Benjamin Shitanyahu”, uma fusão entre o apelido do primeiro-ministro de Israel e a palavra inglesa “shit” (merda), usando fezes para criar o retrato.













