Consumo na Europa continuar a aumentar. Predisposição para comprar sobe em Portugal
De acordo com dados obtidos pela GfK, as perspectivas de consumo na Europa continuam a subir, com o mês de Outubro a registar 21,3 pontos (face a 20,7 em Setembro). Este é um número significativamente superior ao registado no mesmo mês de 2020, que apresentou um indicador de -9,6 pontos.
As expectativas económicas, salariais e a disposição para adquirir algum produto/serviço apresentam indicadores positivos neste mês, ainda que a variação tenha sido negativa ou nula relativamente a Setembro.
Letónia, Áustria e Hungria registam as maiores subidas no que concerne as expectativas económicas (+18, +10 e +10 pontos, respectivamente). Portugal mantém o indicador positivo (11 pontos), ainda que as expectativas económicas tenham decrescido 4 pontos.
O indicador de expectativas salariais caiu, no geral, 7 pontos, e é a Letónia que regista a maior subida, acompanhada pela Hungria (+11 pontos). O mesmo padrão verifica-se para Portugal, que cai 4 pontos face ao mês anterior, mas mantém o indicador positivo (8 pontos).
Já o indicador de propensão, para comprar, mantém-se igual a Setembro (+4 pontos), com a Letónia a registar a maior subida (+11 pontos face a Setembro), seguida da Hungria (+8 pontos). Em Portugal, a predisposição para comprar subiu 2 pontos mantendo, no entanto, o indicador negativo com -18 pontos.