Consumo está mais verde e a culpa é das crianças: mais novos são a maior influência

O mais recente estudo da Kantar Worldpanel Division mostra que a família, sobretudo as crianças, é a maior influência (36% das respostas) quando se fala em consumo verde. De acordo com a análise, os mais novos estão na origem da mudança dos hábitos de compra para o lar, que cada vez se tornam mais ambientalmente sustentáveis.

Cerca de metade dos lares (49%), a nível mundial, indica que a pandemia de Covid-19 veio dar mais importância à sustentabilidade, resultando num salto de 16% (2019) para 22% (2021) no número de lares Eco-atives, ou seja, compostos por compradores que estão altamente preocupados com o ambiente e que agem no sentido de reduzir o desperdício.

O estudo “Who Cares, Who Does” dá conta, ainda, de outras duas categorias de lares. Por um lado, os Eco-considerers (40% dos lares), compradores preocupados com o ambiente e com os resíduos de plástico, mas que não agem de modo a reduzir o desperdício. Por outro, os Eco-dismissers (38% dos lares), compradores que têm muito pouco ou nenhum interesse no ambiente e que não fazem nada para reduzir o desperdício.

Já na sua terceira edição, o estudo mostra que a categoria dos Eco-actives cresceu seis pontos percentuais nos últimos dois anos, estimando-se ainda que que cresça até aos 40% nos próximos cinco anos. Em 2029, serão mais de metade.

“A Kantar também estima que as compras FMCG dos Eco-actives totalizarão 446 mil milhões de dólares em 2021, mais 70 milhões de dólares do que em 2020”, segundo é revelado em comunicado. Além disso, este segmento irá atingir os 925 mil milhões de dólares em 2026, o que corresponde a cinco vezes mais que o mercado de FMCG como um todo.

Qual é o problema?

Questionados sobre as maiores preocupações relativamente à sustentabilidade, 42% indica as alterações climáticas (+2% face a 2020), 36% aponta a poluição da água (+1%) e 34% os resíduos plásticos (-3%).

Por outro lado, em termos de maiores entraves à adopção de comportamentos mais sustentáveis, 59% menciona que os produtos ecológicos são mais difíceis de encontrar ou são mais caros, 33% fala em distracção no momento de ir às compras e 22% diz ter dúvidas sobre qual a acção a tomar.

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