Consumo diário de vídeo online vai subir para mais de 1 hora

Pela primeira vez, o consumo de vídeo online irá ultrapassar a marca de uma hora por dia. A previsão é da Zenith e diz respeito já a este ano: de acordo com a consultora, os consumidores a nível global irão passar uma média 67 minutos por dia a ver vídeos em plataformas online; no ano passado, a média era de 56 minutos.

O estudo “Online Video Forecasts 2018” aponta também para um consumo de 84 minutos me 2020. Neste mesmo ano, o destaque irá para os chineses, com uma média diária de 105 minutos. Os russos aparecerão logo a seguir (102 minutos) e os britânicos em terceiro lugar (101 minutos).

A Zenith acredita que o rápido crescimento verificado no consumo deste tipo de conteúdos está a levar a uma mudança na forma como as marcas planeiam as suas campanhas em televisão e online. A começar desde logo pelo investimento: os gastos em anúncios para vídeo online cresceram 20% em 2017, atingindo 27 mil milhões de dólares (23 mil milhões de euros); este ano, deverão aumentar 19%; até 2020, o crescimento deverá apresentar uma média anual de 17%, até chegar aos 43 mil milhões de dólares (36,8 mil milhões de euros).

No mesmo estudo, a Zenith aponta que, além do investimento, também a estratégia está a sofrer alterações. Antes, as marcas recorriam ao vídeo online maioritariamente para incrementar o alcance e exposição das campanhas que lançavam na televisão. Hoje, planeiam o lançamento de campanhas online e em TV em conjunto, impactando diferentes públicos.

«O rápido crescimento faz do vídeo online o formato publicitário que mais rápido cresce no mundo, criando novas estratégias e oportunidades criativas. Marcas que não tenham, actualmente, uma estratégia para o vídeo online precisam de pensar em arranjar uma», comenta Jonathan Barnard, head of Forecasting e director of Global Intelligence na Zenith.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...