Consumo de vinho vai manter-se em 2023
Entre 06 de Dezembro de 2022 e 06 de Janeiro de 2023, a Multidados questionou os portugueses sobre os seus principais hábitos de consumo e compra de vinhos. As conclusões demonstram que este ano o consumo de vinho irá manter-se nos 84,3%.
Os dados revelam que a frequência de consumo é de duas a três vezes por semana para 25% dos inquiridos, sendo o tipo de vinho mais consumido o tinto (65%). O branco (22,8%) e o rosé (4,5%) apresentam percentagens mais baixas. Já o momento de consumo preferencial é o jantar (52,9%) e o local em casa (70,5%).
Em termos de notoriedade espontânea, Monte Velho (71,8%), Papa Figos (60,8%), Adega de Pegões (51,2%), Herdade do Esporão (48,2%) e Pêra Doce (40,9%) são as insígnias que reúnem maior percentagem no inquérito. Já as marcas mais consumidas são Papa Figos (15,4%), Monte Velho (14,7%), Pêra Doce (12,6%), Adega de Pegões (11,8%) e JP Azeitão (9,9%).