Consumo de carne de coelho aumenta após campanha
O preço médio da carne de coelho aumentou 4,21% e o número de abates saltou 7,6%. Na origem desta evolução estará a campanha promovida pela ASPOC – Associação Portuguesa de Cunicultura, lançada há um ano e meio e que promovia o consumo de carne de coelho na Europa.
Segundo Firmino Sousa, presidente da ASPOC, não se verifica um aumento expressivo do consumo no mercado português, mas é possível constatar um crescimento de 8,3% no número de toneladas de carne limpa. Dados como estes, disponibilizados pelo INE, levam o responsável a afirmar que a campanha permitiu inverter a tendência de queda acentuada registada nos últimos anos.
«Apesar de não ser possível quantificar o efeito da campanha em termos de exportação, confirmamos que houve um incremento das trocas intracomunitárias», acrescenta Firmino Sousa. Para a ASPOC, a campanha tinha ainda outro objectivo: mobilizar o sector para a necessidade de diversificar e modernizar as formas de corte e apresentação do produto, bem como elucidar os consumidores sobre as vantagens dietéticas e a facilidade de confecção desta carne branca
A campanha ainda tem algumas acções previstas para este ano, nomeadamente junto de profissionais da restauração e talhos.