Consumo de café fora de casa cresceu 25% a nível global, mas em Portugal desceu 7%
O Barómetro OOH (Out of Home) da Kantar revela que a quantidade de café consumido fora de casa cresceu 25% no terceiro trimestre de 2021, o que ajuda, por sua vez, a aumentar o consumo de snacks e bebidas não-alcoólicas em estabelecimentos (13%).
Em comparação com o terceiro trimestre de 2020, os maiores crescimentos verificaram-se no Reino Unido, onde as vendas de café OOH cresceram 76%, e no Brasil (53%). Ainda assim, o mesmo não se verifica nos restantes mercados dos oito países analisados pelo barómetro, visto que na Tailândia, França e Portugal verificaram-se quedas de 21%, 11 e 7%, respectivamente.
Embora a quota de mercado relativamente ao consumo de café OOH por impulso (máquinas de vending, estações de serviço, etc) ou por distribuição moderna (hipermercados, supermercados e lojas de conveniência) se tenha mantido, a quota de valor dos bares e cafés ainda apresenta espaço para crescer, estando três pontos percentuais (39%) abaixo dos níveis pré-pandémicos.
A China Continental é o único mercado onde o valor total de vendas de snacks e bebidas não-alcoólicas fora de casa recuperou os níveis anteriores à pandemia no terceiro trimestre, contribuindo para o valor total de 48%, em comparação com o terceiro trimestre de 2019.