Consumidores vêem inovação como factor de polarização na sociedade

O estudo Edelman Trust Barometer revela uma ruptura entre a inovação e a sociedade e indica que a inovação se tornou num novo factor que causa ainda mais polarização. Os inquiridos, por uma margem de quase dois para um, consideram que a inovação está a ser mal gerida.

As inovações também se tornaram politizadas, especialmente nas democracias ocidentais, onde os indivíduos com tendências políticas de direita têm muito mais probabilidades de as rejeitar do que os de esquerda. As maiores diferenças entre os da direita e da esquerda estão nos EUA (41 pontos), Austrália (23 pontos), Alemanha (20 pontos) e Canadá (18 pontos).

Ao longo da última década, o Trust Barometer registou um aumento de 15 pontos (45% para 60%) no número de pessoas que afirmam que a parceria entre empresas e governos no desenvolvimento e implementação de inovações lideradas pela tecnologia aumentaria a sua confiança nas empresas.

Quase dois terços esperam que os CEOs liderem as mudanças que ocorrem na sociedade, não apenas aquelas que ocorrem nos seus negócios (62%), e cerca de 8 em cada 10 funcionários dizem que é importante que o seu CEO fale publicamente sobre as competências profissionais do futuro (82%) o uso ético da tecnologia (79%) e o impacto da automação nos empregos (78%).

«A inovação está a acelerar e deverá ser um facilitador do crescimento, mas será fracassada se as empresas não prestarem tanta atenção à aceitação como à investigação e desenvolvimento», afirma, em comunicado, Richard Edelman, CEO da Edelman. «Mais de dois terços dos nossos inquiridos que afirmam que a inovação é mal gerida acreditam que a sociedade está a mudar demasiado rápido e não de uma forma que beneficie ‘pessoas como eu’ (69%). A divisão entre as classes sociais, o enorme desequilíbrio de confiança entre as empresas e o governo têm sido as forças por detrás do declínio da confiança e da polarização.»

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