Consumidores são mais leais às marcas ‘verdes’

Green_2Em todo o mundo, 80% dos consumidores dizem querer que as empresas se envolvam activamente e contribuam na resolução dos problemas ambientais e alterações climáticas. O resultado é de um estudo da organização não-governamental FSC, realizado pela GfK em 11 países, e revela ainda que os consumidores têm maior confiança nas empresas e produtos quando estes são apoiados por marcas de certificação, indicando também, de forma esmagadora, que preferem produtos sustentáveis e que tenham por base uma gestão responsável.

O documento apresenta igualmente como conclusão que os consumidores da ‘economia verde’ sugerem que as empresas se envolvam mais e assumam responsabilidade na resolução da crise ambiental. “Os consumidores confiam nas certificações e são mais leais às marcas ambientalmente responsáveis, e o estudo revela que, no próximo ano, e à escala global, estes pretendem consumir mais produtos amigos do ambiente – confirmando o potencial de crescimento das marcas e empresas que optam pelas práticas sustentáveis”, indica.

«Estes resultados asseguram-nos que a certificação florestal FSC é uma abordagem essencial para criar valor para o futuro e para uma diferenciação junto dos mercados, através de uma escolha consciente e informada por parte dos consumidores de produtos de origem florestal», considera Nuno Calado, presidente da direcção do FSC Portugal.

O estudo foi apresentado no âmbito do I Encontro Empresarial Ibérico do FSC – Forest Stewardship Council, iniciativa que teve como objectivos demonstrar o impacto e o valor da certificação FSC para as empresas e marcas ibéricas da fileira industrial florestal, e fortalecer parcerias no desenvolvimento de um sector ambientalmente benéfico e socialmente responsável.

Artigos relacionados