Consumidores querem produtos de melhor qualidade e mais promoções. Digitalização das lojas não é relevante

O mais recente estudo sobre Tecnologia e Inovação no retalho do RIL – Retail Innovation Lab da Católica Lisbon School of Business & Economics revela que os participantes esperam que no futuro as lojas deste segmento ofereçam produtos de melhor qualidade e mais promoções. Por outro lado, os participantes indicam como menos importante no futuro que as lojas de retalho sejam digitalizadas e que ofereçam uma experiência de compra mais rica na loja.

Sobre tecnologia e experiência de compra, os inquiridos referem que a tecnologia oferecida na experiência de compra afecta, em média, 31,3% a sua percepção sobre uma loja ou insígnia. Isso demonstra que os participantes delegam uma parte importante da experiência de compra à tecnologia. Nesta mesma secção, o género masculino dá uma maior importância à tecnologia oferecida na experiência de compra, assim como aqueles na faixa etária dos 40 aos 49, seguida dos 19 aos 29 anos. A faixa etária de maiores de 60 anos foi a que indicou perceber um efeito menor da tecnologia oferecida na experiência de compra na percepção sobre uma loja ou insígnia.

Quanto às lojas autónomas, de uma maneira geral, os participantes indicaram ter um interesse médio nas lojas autónomas: 42,1% dos participantes mostrou-se interessado ou muito interessado em comprar em lojas autónomas, enquanto 37,5% mostrou-se pouco ou nada interessado. O género masculino demonstrou ter mais interesse em comprar em lojas deste tipo, assim como a faixa etária de 40 a 49 anos.

Já no que diz respeito às compras online, mais de 70% dos inquiridos refere que faz este tipo de aquisições, sendo que a categoria de produtos mais relatada foi a de roupas e pronto a vestir (50,1%), seguida da tecnologia (44,2%) e livros e artigos de papelaria (39,2%). Os segmentos que apareceram com menor recorrência foram as joalherias (6,5%) e ópticas (4,7%).

Os dados revelam também que o género feminino compra ligeiramente mais online, assim como os participantes da faixa etária entre os 19 e os 39 anos, enquanto a faixa dos 60 anos ou mais relata comprar menos neste formato.

Quanto ao uso de promoções, mais de 92% dos participantes indica usar habitualmente descontos e promoções nas cadeias de retalho, sendo que destes 91,8% utiliza-os em cadeias de retalho alimentar. Outro segmento relatado como importante na utilização de descontos e promoções foi o de roupas e pronto a vestir, tendo sido indicado por quase metade dos participantes (47%).

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