Consumidores preferem marcas que entendem as suas necessidades
Um novo estudo da ConsumerChoice, focado na relação entre os consumidores e os profissionais de marketing, revela que 70% dos consumidores admite ter uma alta propensão a comprar apenas marcas que sejam capazes de compreender as suas necessidades.
No entanto, apenas 53% acredita que as marcas são acessíveis e estão disponíveis para responder a perguntas ou resolver problemas, enquanto 61% dos consumidores considera que as marcas são transparentes e honestas.
No que diz respeito à experiência de compra, 83% das empesas refere que a satisfação dos consumidores está directamente associada ao crescimento de vendas e, por sua vez, a experiência do cliente contribuí ainda para a diferenciação competitiva, de acordo com 81% dos profissionais inquiridos.
Relativamente, às principais expectativas dos consumidores, em termos de experiência com as marcas: a qualidade dos produtos/serviços (25%) ocupa o primeiro lugar, seguida pela qualidade no serviço pós-venda (21%) e na oferta de preços justos (19%). De realçar, que para o grupo etário dos 18 aos 25 anos, as promessas reais são mais valorizadas, sobretudo junto das mulheres e para o grupo etário dos 25 aos 34 anos é mais relevante o conhecimento das necessidades dos consumidores.
A nível dos profissionais de marketing, a maioria (46%) recorre a estudos externos e observação presencial, análises de mercado, do comportamento dos consumidores e realiza também visitas aos pontos de venda para observar como os clientes interagem com os produtos e serviços. Porém, mais de 70% dos profissionais que faz estas visitas com frequência tem idades superiores a 45 anos.
«Os consumidores valorizam, cada vez mais, uma comunicação transparente por parte das marcas e uma excelente qualidade no atendimento. Assim, decidimos desenvolver este estudo para compreender se as empresas têm tido em conta estas características e qual o feedback por parte dos consumidores. Percebemos que apenas 53% dos clientes destaca uma experiência muito positiva com uma marca, ao ponto de criar uma emoção de admiração com a mesma. Isto mostra que ainda há espaço e oportunidade para as empresas melhorarem e repensarem as suas estratégias de marketing», refere, em comunicado, Cristiana Faria, diretora de Marketing da ConsumerChoice.