Consumidores mudaram a forma como pesquisam. Como pode a publicidade acompanhar?
O marketing de pesquisa deve maximizar a sua presença nos motores de pesquisa utilizados pelos consumidores de forma a chegar ao maior número de público, mas os meios pelos quais os consumidores podem encontrar produtos são cada vez mais.
O comportamento de pesquisa dos consumidores mudou: o leque de plataformas (pesquisa tradicional, redes sociais, retalho e smart TVs) que os consumidores utilizam para pesquisar e as razões pelas quais as escolhem, levou a que a Omnicom Media Group desenvolvesse um estudo – “The Future of Search” – que reflete essa mesma mudança.
A Inteligência Artificial (IA) generativa está a causar uma disrupção significativa na forma como as pesquisas são realizadas e, mediante todos estes factores, os profissionais de marketing devem adotar estratégias para se adaptarem, em vez de se concentrarem apenas num único canal.
Diz o estudo que a “pesquisa evoluiu de uma experiência prescritiva e amplamente partilhada para um conjunto fragmentado, complexo e variável de ações dos consumidores”. O comportamento de pesquisa também “está a aumentar no geral, devido à proliferação de dispositivos, à explosão de conteúdos, ao crescimento dos meios de consumo rápido e outros fatores”.
Assim sendo, a pesquisa “tradicional” continua a ser um elemento básico, mas está a “diversificar-se em diferentes ambientes, uma vez que os consumidores não acreditam na existência de uma ‘solução única’ para pesquisar – e estão confortáveis com isso”.
No que diz respeito à IA generativa, é importante notar que “está a reescrever as regras da pesquisa, à medida que as consultas se transformam em perguntas e a pesquisa se torna hiperpersonalizada”.
O que fazer para acompanhar estas mudanças?