Consumidores mais novos preferem comprar directamente às marcas

O estudo “What Matters to Today’s Consumer” do Capgemini Research Institute revela que as alterações de comportamento e de preferências dos consumidores Millennials e da Geração Z, verificadas no decorrer da pandemia, resultam numa maior probabilidade de compra directa às marcas do que nas lojas de retalho. Ainda assim, três quartos de todos os inquiridos assumem querer voltar às lojas físicas assim que os efeitos da Covid-19 abrandarem.

Através de inquéritos a mais de dez mil consumidores maiores de 18 anos em dez países –Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Espanha, Suécia, Reino Unido e EUA –, o estudo demonstra que as preferências se devem ao facto de 60% das pessoas ter uma melhor experiência ao lidar directamente com a marca, enquanto 59% elege os programas de fidelização como uma das principais razões.

Neste último tema, 45% de todos os consumidores afirma estar disposto a partilhar dados sobre as suas compras e 39% não se importa de fornecer informações e gostos pessoais. A comprovar a maior disponibilidade sobre a partilha de dados está o facto de 54% dos inquiridos referir que ofertas, promoções ou descontos são factores que tornariam mais provável a cedência dessas informações às marcas.

«A abertura dos consumidores mais novos em contactar com as marcas revela ser uma boa oportunidade para as empresas. Isto faz com que consigam recolher dados sobre os consumidores, permitindo que tomem decisões inteligentes relativamente às tendências do mercado e sobre onde investir», diz Tim Bridges, global sector lead da Capgemini, citado pelo WARC.

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