Consumidores estão mais tolerantes à publicidade no streaming em troca de preços reduzidos
A Netflix e o Prime Video parecem ter acertado ao apostar em opções de subscrição mais económicas suportadas por anúncios. Um recente estudo da Hub Research, “TV Advertising: Fact vs. Fiction”, revelou que dois terços dos consumidores de TV preferem pagar menos e tolerar anúncios do que optar por planos mais caros e sem interrupções publicitárias.
A análise, baseada em entrevistas a três mil indivíduos nos Estados Unidos, entre os 14 e os 74 anos, indica que esta tendência está a crescer. Em junho de 2021, 58% dos entrevistados preferia planos com anúncios, já em dezembro de 2024, esse número subiu para 66%.
A publicidade durante transmissões em direto parece ser mais bem aceite, com 66% dos participantes a considerá-la “mais tolerável” do que em conteúdos sob demanda. Este fenómeno é ainda mais notório entre os jovens: 69% dos espectadores entre os 16 e os 34 anos preferem anúncios em eventos ao vivo.
Mark Loughney, consultor sénior da Hub Research, explicou que os consumidores estão cada vez mais dispostos a aceitar anúncios em troca de custos reduzidos.
“Mesmo os mais intolerantes à publicidade começam a reconhecer a relação custo-benefício. Isto é uma excelente notícia para os serviços de streaming e os seus anunciantes, sobretudo com o crescimento do conteúdo ao vivo, que captura a atenção total dos espectadores”, declarou.
Desde 2022, a Netflix oferece uma subscrição suportada por anúncios. Seguindo a mesma linha, a Amazon introduziu anúncios no Prime Video em 2023.