Consumidores esperam que distribuidores façam desconto em produtos essenciais

As preocupações dos consumidores com o aumento do custo de vida diminuíram ligeiramente ao longo do último ano. Apenas 43% está agora preocupado com uma possível deterioração das suas finanças pessoais nos próximos meses, contra 80% há um ano.

A terceira edição do estudo anual da Capgemini sobre as Tendências do Consumo “What Matters to Today’s Consumer” revela como as contínuas pressões provocadas pela inflação estão a alterar as exigências dos consumidores face aos distribuidores do retalho, os seus hábitos de consumo e quais os canais de distribuição que preferem.

Os consumidores querem que os distribuidores disponibilizem produtos de primeira necessidade a preços mais acessíveis: mais de dois terços (70%) querem que estes produtos sejam ainda mais baratos. Quase três quartos (73%) dos consumidores inquiridos no âmbito do estudo afirmaram que serão mais leais às empresas que os ajudarem a atravessar este momento difícil, reduzindo a pressão financeira a que estão sujeitos

Além disso, os consumidores querem que os distribuidores do retalho os alertem em caso de «shrinkflation» e de «skimpflation»: 65% dos consumidores quer que os distribuidores os avisem quando as marcas reduzem o peso ou a qualidade de um produto e mantém o mesmo preço.

No que toca à utilização da tecnologia, 72% dos inquiridos está consciente de que a IA generativa é usada para experiências de compra, e um quinto já usou a IA generativa durante as suas compras. Destes, mais de metade diz que as ferramentas de IA generativa contribuíram para melhorar significativamente a sua experiência.

Porém, o estudo sublinha que as preocupações em torno do possível uso indevido da IA generativa devem ser abordadas, para que todo o potencial desta tecnologia possa ser aproveitado. Quase dois terços dos consumidores estão preocupados com o facto de a IA generativa poder produzir testemunhos ou/e avaliações falsas ou fraudulentas.

O papel das redes sociais

Os consumidores procuram os conselhos dos influencers quando compram nas redes sociais. As redes sociais desempenham cada vez mais um papel importante não só para a descoberta dos produtos, mas também enquanto plataforma de compras preferida, particularmente entre as gerações mais jovens.

Mais da metade dos consumidores que comprou nas redes sociais procura conselhos dos influencers pelo facto de estes explicarem claramente todos os factores a ter em conta antes de fazer uma compra. O mesmo número também procura os influencers para obter descontos e ofertas.

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