Consumidores dão mais importância a produtos electrónicos amigos do ambiente

O estudo “Consumer Life” da GfK revela que a sustentabilidade é uma prioridade na compra de produtos tecnológicos e os consumidores estão disponíveis para pagar mais por produtos amigos do ambiente – embalagens sem plástico, por exemplo.

Além disso, os dados demonstram também que a alteração dos rótulos energéticos dos electrodomésticos, lançada pela União Europeia (UE) em Março de 2021, teve implicações directas nas vendas.

A venda de modelos de classe A mais do que duplicou num ano e a sua quota ultrapassou os 60% em alguns países e categorias, tendo os preços mudado significativamente: em 2020 o preço médio de uma máquina de lavar loiça A+++ (rótulo antigo) na Europa era de 688 euros; em 2022, os consumidores pagaram uma média de 1.438 euros pelo mesmo produto com um rótulo A (topo da classe energética).

Outra tendência que continua a demonstrar crescimento no mercado de Bens Tecnológicos de Consumo são os produtos recondicionados. O estudo da GfK revela que 27% dos consumidores no mundo inteiro já comprou algo em segunda mão. Neste campo, os smartphones continuam a dominar este mercado, mas os computadores portáteis e as consolas de jogos estão também a crescer.

Dados da GfK, em França, revelam que, em 2022, os aparelhos recondicionados registaram uma taxa de crescimento de 24% em valor em comparação com o ano anterior, enquanto os dispositivos novos registaram um crescimento de apenas 3%.

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