Consumidores confiam menos em influenciadores, mas investimento publicitário nunca foi tão grande
Embora os consumidores tenham perdido confiança nos influenciadores, as marcas e as empresas continuam a investir fortemente neste tipo de marketing, levando a indústria a um novo recorde de receita.
Segundo revelam os dados da OnlyAccounts, os gastos em publicidade com influenciadores vão ultrapassar os 28 mil milhões de euros no final do ano, mais 17% do que em 2022. Espera-se que este valor cresça 55% até 2027, alcançando os 46 mil milhões de euros.
Em 2017, as marcas gastavam pouco mais de 5 mil milhões de euros em influenciadores. Ao longo dos últimos seis anos, esse valor aumentou mais de 400%. Mais recentemente, uma análise da Trustpilot revela que dois terços dos consumidores nos EUA e no Reino Unido descrevem o seu nível de confiança nos influenciadores como baixo.
Porém, isto não parece demover as marcas e os profissionais de marketing de gastar mais dinheiro do que nunca em influence marketing.
Prevê-se ainda que o mercado chinês será o que mais rapidamente irá crescer nos próximos quatro anos. Em 2023, as marcas chinesas terão gastado 15,8 mil milhões de euros, enquanto em 2027 esse número chegará aos 25,1 mil milhões de euros em 2027, num crescimento de 58%.
Já o mercado norte-americano crescerá 52% neste período, com o total de investimento em publicidade a passar dos 4,6 mil milhões de euros para os 71, mil milhões de euros.