Consumidores confiam mais em publicidade focada nos valores das marcas
Dados recentes da Nielsen revelam que os consumidores confiam mais em publicidade que tenha como foco o humor e os valores da marca do que os produtos das mesmas.
O estudo “Trust in Advertising Study” teve como premissa descobrir que tipos de anúncios têm mais impacto, como é que a confiança do público naquilo que vê se traduz numa acção directa e o qual é o sentimento geral em relação à publicidade. Para tal, a Nielsen inquiriu 40 mil pessoas das regiões Ásia-Pacífico, EMEA (Europa, Médio Oriente e África), América Latina e América do Norte.
Os resultados demonstram que os consumidores têm mais interesse no humor (49%), na família (47%) e em anúncios que tenham como fio condutor os valores das marcas (43%), do que em produtos apoiados por atletas ou celebridades, assim como produtos relacionados com o mundo automóvel – em termos de confiança, estes conquistam apenas 20% e 22%, respectivamente.
«O público está muito mais interessado na forma como a marca vai ajudar o mundo e não apenas no que um determinado produto tem para oferecer», refere Cathy Heeley, international media analytics lead da Nielsen, citada pela The Drum. «O estilo de vida das pessoas e os seus valores mudaram com o passar do tempo, além de que, muito provavelmente, a pandemia acelerou essa mudança em determinados aspectos. Os consumidores estão mais atentos ao que os ‘valores’ das marcas significam realmente, àquilo que defendem.»
A análise olhou igualmente para os canais de divulgação, sendo que o “passa-palavra” lidera a lista daqueles em que o público mais confia (89%), seguido dos sites das marcas (84%), das parcerias das marcas (81%) e da televisão (78%). Ao contrário do que se poderia pensar, apenas 23% dos consumidores confia na publicidade dos influenciadores, com o mercado do Canadá a demonstrar o menor nível de confiança (10%) no marketing de influência , enquanto no Médio Oriente e em África um em cada três confia completamente nesta forma de publicidade.