Constituir família e acesso a emprego são dos principais interesses e preocupações dos jovens portugueses
Uma nova análise da MoviJovem demonstra que os principais interesses e preocupações dos jovens têm a ver com o planeamento do seu percurso de vida, marcadamente associados a necessidades básicas ou direitos fundamentais.
De acordo com os dados, 8 em cada 10 jovens indica pelo menos uma das seguintes áreas: o “acesso ao emprego” e o “acesso a serviços de saúde” que são assinalados por cerca de metade dos jovens, e os interesses associados à “constituição de família”, à “habitação”, à “estabilidade no emprego” ou ao “empreendedorismo”.
Também cerca de 6 em cada 10 revelam interesses cujo foco é o seu o desenvolvimento e bem-estar pessoal. Neste domínio, há três áreas que se destacam, sendo apontadas por cerca de 2 em cada 10 jovens: a “prática de desporto e actividade física”, a “saúde mental e bem-estar psicológico” e a “arte e cultura”. Este domínio de interesses inclui ainda as “viagens internacionais” e a “saúde física”.
Contudo, também a maioria de jovens assinala um conjunto de interesses que permitem “qualificar” os seus percursos de vida. Cerca de 6 em cada 10 assinalam interesses que denotam a sua preocupação ou orientação para o colectivo e para a responsabilidade social, nos quais de destaca a defesa dos “direitos humanos e da inclusão social”.
Mas são também assinalados por, pelo menos 2 em cada 10 jovens, interesses e preocupações para com a “não-violência”, a “não discriminação” e o “bem-estar e direitos animais”. Este conjunto de interesses inclui ainda a “preservação e sustentabilidade ambiental”.
Daqui a cinco anos, cerca de metade dos jovens destaca particularmente importante o Acesso ao Emprego e o Acesso à Saúde e 38% destaca a importância de Constituir Família.