Conhece os benefícios das embalagens de vidro? Procure este símbolo

As embalagens de vidro têm uma nova marca registada, fruto de um trabalho levado a cabo pelo sector no sentido de promover este tipo de embalagens como uma alternativa mais sustentável. A ideia é que os produtores de bebidas e alimentos adiram a estar marca e passem a incluir o respectivo símbolo nos seus artigos.

Segundo a indústria, trata-se de um símbolo de saúde e sustentabilidade que ajuda o consumidor a reconhecer os benefícios que o vidro pode ter para o Planeta mas também para o seu bem-estar. «O nosso objectivo final é que os consumidores em toda a Europa vejam esta nova marca registada em todos os produtos embalados em vidro nas prateleiras – sejam alimentos em conserva, bebidas ou azeites, e saibam que a sua escolha de embalagem contribui para a criação de um futuro mais sustentável», afirma Michel Giannuzzi, presidente da Federação Europeia de Vidro de Embalagem (FEVE).

Foi preciso mais de um ano para desenvolver este símbolo, que ambiciona desempenhar um papel também na reciclagem: os consumidores que o virem deverão identificar imediatamente o ecoponto correcto onde deve ser colocado após utilização.

O novo símbolo está disponível sob licença para uso em todas as embalagens de vidro para alimentos e bebidas, mas também produtos farmacêuticos, perfumaria e cosmética.

Este é o resultado de um trabalho que juntou empresas, designers e consumidores, que participaram também na votação final. Segundo é explicado em comunicado, cada elemento simboliza o compromisso que os consumidores assumem ao escolherem uma embalagem de vidro: usar os recursos naturais de uma forma sustentada, em circuito fechado infinito; reciclar sempre que possível; proteger e preservar a qualidade do produto e a saúde das pessoas que o utilizam; ser a escolha por um futuro sustentável.

Artigos relacionados