Conhece o segredo dos filmes de Natal para serem tão populares?
Os filmes de Natal têm lugar de destaque na programação das estações de televisão e das salas de cinema, mas o que levará estes títulos a serem tão queridos do público? Um professor da Hamilton College (EUA) acredita ter descoberto o segredo: mostram aos espectadores aquilo que o mundo poderia ser.
Segundo S. Brent Rordriguez-Plate, é esta visão optimista e inocente do dia-a-a-dia que encanta o público e incentiva os estúdios e produtoras a apostar, ano após ano, em histórias natalícias. Num artigo publicado no Business Insider, o docente adianta que perto de 100 filmes deste género têm estreia marcada para este ano.
S. Brent Rordriguez-Plate sublinha ainda como assistir a um filme de Natal se transformou num ritual, que permite aos espectadores trabalhar os seus próprios medos, anseios e desejos. O poder da família e do amor verdadeiro, o significado de “lar” e o potencial de reconciliação de relações danificadas são alguns dos temas focados por este género.
Por outro lado, os filmes de Natal também permitem abordar temas mais sociais, como é o caso do consumismo. Muitos destes títulos têm como lição de moral a ideia de que os bens materiais não têm tanto valor como os laços afectivos.
O professor nota ainda que, apesar de o Natal ser uma celebração religiosa, são raras as ocasiões em que Deus ou Jesus são mencionados nestes filmes. Citando o investigador John Mundy, «os filmes de Hollywood continuam a construir o Natal como uma realidade alternativa».