Conhece as 7 dicas para manter os pés das crianças saudáveis no Verão?

A escolha do calçado ideal para as crianças usarem no Verão deve ser um tema prioritário, de modo a evitar dores, lesões, entorses e más formações. Conheça os sete itens sugeridos pela marca Pablosky aos quais deve ter atenção na hora de o comprar, os principais erros a evitar e os tipos de calçado mais adequados para esta altura do ano.

  1. Tamanho correcto: É uma decisão fundamental para garantir conforto. O tamanho certo evita o aparecimento de escoriações ou bolhas que podem lesar a pele. Ambos os pés devem ser medidos com a criança de pé e o calçado deve ser escolhido em função do pé maior (é comum terem tamanhos diferentes). Entre a ponta dos dedos e a do calçado deve sobrar uma distância da espessura de um dedo.
  2. Material respirável: O calçado deve ser feito de tecido respirável (pele ou outros materiais de qualidade) em todas as partes: corpo, palmilha e interior. O excesso de calor provoca a transpiração dos pezinhos e é necessário um calçado deixe o pé “respirar”. Devem ser hipoalergénicos, antifungos, para manter a pele seca, livre de humidade e de mau cheiro.
  3. Conforto Térmico: O design e o material do sapato devem oferecer protecção das altas temperaturas do verão, evitando lesões e suor excessivo.
  4. Leveza e flexibilidade: Opte por um calçado leve e flexível, sem costuras e pouco rígido. Isso permite que o esforço para caminhar seja cómodo e que a criança desenvolva os movimentos livres dos dedos. Deve ser suficientemente flexível para dobrar onde o pé dobra (entre os metatarsos e os dedos), possibilitando a flexão da parte anterior do pé sem forçar demasiado.
  5. Solas Antide-rapantes: Sendo a época das piscinas, da praia e das brincadeiras com água, as crianças andam com frequência em pisos molhados. Para evitar quedas, escorregões e outros tipos de acidentes, o melhor é procurar calçado com bom nível de aderência ao chão. Devemos escolher uma sola que forneça amortecimento adequado e conforto no caminhar.
  6. Modelos práticos e com design ajustável: Durante o Verão, as crianças adoram tirar o calçado e andar descalças. Por isso, é necessário fomentar a sua autonomia, procurando modelos fáceis de tirar e recolocar para que possam movimentar livremente. Os modelos, abertos ou fechados, devem estar bem ajustados aos pés. Modelos com fecho fácil e ajustável, como por exemplo o fecho em velcro ou fivela, são uma boa aposta.
  7. Fáceis de limpar: Por esta altura, as crianças tendem a ter mais actividades no exterior, pelo que é normal que o calçado acabe por se sujar mais. Sobretudo para os pais, esta é uma questão essencial, já que ter um calçado fácil de limpar vai fazer a diferença nos dias de Verão.
Artigos relacionados