Confia naquilo que come? Nova campanha europeia promove segurança alimentar
“Avalie o sabor. Nós avaliamos a ciência” é o mote da nova campanha lançada pela ASAE em parceria com a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA). Realizada no âmbito do projecto #EUChooseSafeFood, tem como missão promover a confiança dos consumidores nas escolhas alimentares.
A ideia é sublinhar o trabalho desenvolvido pelas autoridades que garantem a segurança alimentar na União Europeia e, ao mesmo tempo, ajudar os consumidores a tomarem decisões informadas sobre as escolhas que fazem no dia-a-dia. Saber se determinado produto contem alergénios indesejados, por exemplo, é um dos cuidados a ter e em que a ASAE e a EFSA podem ajudar.
«Esta iniciativa é extremamente importante e vai contribuir para fortalecer a confiança dos consumidores no sistema alimentar. Esta campanha destaca o papel crucial da cooperação constante entre a EFSA, autoridades competentes, organizações de consumidores, produtores alimentares, academia e a sociedade civil, através da ASAE enquanto Autoridade de Segurança Alimentar e seu focal point nacional», comenta Flipa Melo de Vasconcelos, subinspectora-geral da ASAE.
De acordo com a mesma responsável, «é essencial que os cidadãos europeus conheçam e, acima de tudo, confiem nos alimentos que ingerem, onde quer que estejam dentro da geografia da União Europeia». Filipa Melo Vasconcelos afirma ainda que esta é conhecida como o espaço alimentar mais seguro do Mundo.
Cidadãos entre os 25 e os 45 anos constituem o público-alvo da campanha, com divulgação no site oficial desenvolvido pela EFSA onde é possível encontrar imagens, vídeos e publicações para partilhar nas redes sociais (em diferentes línguas).