Condições de trabalho são determinantes para reduzir lacunas de reputação das empresas

As mudanças de percepção sobre a realidade provocadas pela pandemia e pela crise socioeconómica impactam, de forma decisiva, a relação que as empresas e instituições mantêm com os seus públicos de referência. A conclusão é do relatório “Authenticity Gap 2022” do Omnicom Public Relations Group.

Em 2022, pela primeira vez, o “Authenticity Gap” foi conduzido em Portugal e Espanha, recolhendo a opinião de mil consumidores informados, em dez sectores-chave da actividade empresarial. Os dados demonstram que, hoje, os consumidores informados mostram que os as lacunas de autenticidade das empresas resultam, essencialmente, da relação e atenção que dão aos seus clientes e da forma como têm em conta o seu impacto social.

Os factores que se destacaram como aqueles que definem, em maior ou menor grau, as lacunas encontradas nos diversos sectores empresariais foram os aspectos ambientais, a distribuição justa dos lucros empresariais, as condições de trabalho e os salários, em determinados sectores, bem como a importância do relacionamento com as comunidades onde actuam.

O relatório sugere que a análise destes riscos, a médio e longo prazo, é um fator-chave para a reputação, já que pode, não só melhorar as estratégias de negócio, como também permite analisar como está a comunicação da empresa em cada área para ajudar a reduzir as diferenças de autenticidade através dos gaps identificados.

Hoje, os consumidores informados acreditam que as empresas devem demonstrar que implementam práticas de protecção dos consumidores, estando culturalmente conscientes dos contextos em que actuam e ouvindo as necessidades e desejos de todos os seus clientes. Empresas e instituições que queiram ser autênticas devem comprometer-se com a mudança, antes mesmo que os consumidores acreditem nas suas promessas e, também, que demonstrem os seus contributos no campo da diversidade, equidade e inclusão.

Os consumidores exigem, também, que as empresas continuem a abrir canais de comunicação e a direccionar a atenção para os seus públicos, repensando os serviços oferecidos para diminuir a lacuna no serviço ao cliente e transformar os esforços realizados em novas oportunidades de crescimento. Como resultado deste gap, a inovação é a área onde, apesar de concentrar grande parte dos esforços humanos e materiais das empresas, os consumidores identificam importantes lacunas que não foram colmatadas nos últimos anos.

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