Concurso da Super Bock e Serralves já tem finalistas

São 10 os finalistas da oitava edição do Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock/Serralves, por entre pranchas de surf de cortiça e softwares de produção musical. A tecnologia encontra-se com o tradicional nesta lista de finalistas que inclui ainda brinquedos de madeira. Ao todo, foram enviadas 168 candidaturas para integrar a competição.

“Arquitectura e Artes Visuais”: o Life in a Bag consiste na oferta de produtos para cultivo de ervas aromáticas e microvegetais biológicos dentro de casa; o Noocity permite criar hortas caseiras com a ajuda de uma cama de cultivo com sistema de auto-rega; o Bio Boards compromete-se a construir pranchas de surf ou skates recicláveis, reutilizáveis e biodegradáveis com cortiça portuguesa; e a Nómada é uma peça de mobiliário para que seja possível trabalhar em pé, pondo fim a dores lombares.

“Conteúdos e Novos Media”: o begin.media é uma plataforma jornalística independente que publica artigos de fundo, reportagens, entrevistas ou análises da autoria de “begginers” (jovens recém-licenciados); a Book in Loop parte do conceito de economia de partilha para promover a reutilização de livros escolares através de uma plataforma online; e o Magik Play, um projecto que alia brinquedos tradicionais a aplicações educativas especiais, transformando, por exemplo, um iPad num cenário virtual para a construção de blocos de madeira.

“Música e Espectáculo”: o Sensi Guitar é uma tecnologia que permite que músicos adicionem sons exteriores durante as suas actuações, accionando botões integrados nos instrumentos que tocam; e a Imaginando, software de produção e performance musical focada na música electrónica.

“Turismo e Património”: Iellow é o único finalista desta categoria. Trata-se da disponibilização de mel em unidoses com o objectivo de tornar mais prático e apetecível o consumo deste produto.

Os finalistas seguem, agora para uma fase de workshop em que serão apoiados na elaboração de um modelo de negócio para cada um dos projectos.

A 13 de julho será conhecido o grande vencedor desta edição que terá direito a um prémio de 25 mil euros e a representar Portugal no Creative Business Cup (CBC, Copenhaga, Dinamarca).

Artigos relacionados