Concerto das Manhãs da Comercial tem impacto equivalente a 12 viagens de montanha-russa

O concerto das Manhãs da Comercial de comemoração dos 45 anos da Rádio Comercial, 45 in the Night, revelou que os espectadores do Meo Arena tiveram uma experiência emocional semelhante a 12,36 viagens de montanha-russa durante todo o espectáculo.

O estudo é da empresa portuguesa Mediaprobe, que tem trabalhado, por exemplo, com a CBS e a NBC na medição do impacto emocional nas audiências de espectáculos ao vivo e televisivos, e mostra que este resultado superou todos os eventos ao vivo já medidos pela Mediaprobe.

Na semana em que o concerto das Manhãs da Comercial volta à Super Bock Arena, no Porto, para mais um fim-de-semana de festa, a Mediaprobe demonstra que assistir ao 45 in the Night é mesmo mais emocionante do que assistir aos jogos das selecções nacionais nos Mundiais de Futebol da FIFA 2022 e 2023.

A Mediaprobe revela que quatro momentos do espectáculo registaram um impacto emocional médio superior a 1000 EIS (Emotional Impact Score), um valor muito acima dos benchmarks da Mediaprobe, tanto para eventos ao vivo como para televisão, sendo de realçar que dois desses momentos foram performances musicais.

«Tendo estes momentos musicais, habitualmente, uma duração maior do que os estímulos que provocam este tipo de respostas, como golos num jogo de futebol, este valor enfatiza ainda mais a relevância do resultado obtido. Para termos um ponto de comparação actual, a actuação de Portugal no último festival Eurovisão teve um impacto de 594», explica, em comunicado, o CEO da Mediaprobe, Pedro Almeida.

O hino da Rádio Comercial, “Somos Nós” e a música “Costa do Pisca Pisca” foram os momentos que mais fizeram vibrar o público, de acordo com as medições. Os clássicos das músicas das Manhãs da Comercial surgem, inclusive, com regularidade nos momentos mais impactantes, demonstrando o impacto cultural e emocional destas músicas junto dos ouvintes.

«Este estudo da Mediaprobe é uma inovação incrível que nos dá valores palpáveis do impacto emocional da experiência nos espectadores. Isto abre-nos inúmeras novas oportunidades, não só para conseguirmos perceber cada vez melhor como os nossos espectáculos impactam no público, como ferramenta para melhorarmos todo o conteúdo que criamos», explica o director da Rádio Comercial, Pedro Ribeiro.

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