Computador compõe música para relaxar

Não faltam discos com músicas para relaxar, dormir ou aumentar os níveis de concentração mas e se essas músicas fossem criadas por um computador e com bases científicas? A plataforma Brain.fm oferece este tipo de serviço, alinhando as frequências naturais do cérebro humano com as reproduzidas musicalmente. De acordo com o site Inc., todas as faixas são compostas por um computador e podem incluir sons como a chuva ou animais numa floresta.

A ideia é que a Brain.fm seja capaz de adaptar a experiência a cada utilizador, já que não existe uma solução perfeita para todas as pessoas. Depois de alguns minutos a ouvir a música sugerida, a plataforma pede ao utilizador para avaliar os resultados. Desta forma, a Brain.fm pode ajustar o algoritmo.

As faixas devem ser ouvidas com headphones, pois a experiência pensada pela plataforma passa por alterar o modo como o som vai chegando a cada utilizador, especialmente nas sessões que têm como objectivo a concentração. Assim, a Brain.fm consegue garantir que o cérebro não ganhe habituação, obrigando-o a estar mais desperto.

Segundo o Inc., os utilizadores têm direito a sete sessões gratuitas. Depois, a plataforma requer uma subscrição mensal de 9,95 dólares (nove euros) ou anual de 59,88 dólares (54 euros).

Artigos relacionados