Comprou bilhete para um festival e afinal não pode ir? Existem seguros para essas eventualidades
Quando uma pessoa compra o bilhete para um concerto ou um festival geralmente não está a pensar em eventuais imprevistos. Mas a verdade é que eles, por vezes, acontecem.
Segundo dados da Allianz Partners Portugal de 2023, os cancelamentos de bilhetes aumentaram 36,5% nos meses de Primavera-Verão, os mais importantes para o sector dos concertos e festivais musicais, em comparação com a temporada Outono-Inverno.
«O anúncio dos programas de festivais de Verão gera um aumento importante na venda e reserva de bilhetes, na maioria das vezes, comprados com várias semanas de antecedência. A compra do seguro de cancelamento, junto com o bilhete, é uma salvaguarda e garantia do investimento do cliente. Este é o motivo pelo qual a procura por este tipo de seguro tem vindo a crescer», comenta Cláudia Godinho, Business Development Manager da Allianz Partners Portugal.
Ao contratar um seguro de cancelamento, os turistas musicais poderão assegurar os seus bilhetes e obter o reembolso se surgir um imprevisto que os impeça de assistir ao evento. As coberturas incluem: doença ou lesão do beneficiário ou de um familiar, transplante, tratamento cirúrgico, morte, avaria ou acidente no veículo, atraso na chegada do meio de transporte que o segurado utilize para chegar ao evento ou reparações urgentes em casa. As causas de cancelamento mais comuns são problemas laborais (35%) ou doença, seja própria ou de um familiar (34%). Também se destacam a perda de emprego, o atraso no transporte ou a morte de alguém próximo.