Compras sentimentais cresceram seis vezes na última década
Com o Dia dos Namorados cada vez mais próximo, a Mastercard revela que o coração dos portugueses tem ganho espaço no processo de decisão quanto o tema são compras. Segundo o estudo “Love Index 2021”, as compras sentimentais cresceram seis vezes nos últimos 10 anos. No mesmo sentido, a oferta de flores aumentou cinco vezes também ao longo da última década.
Olhando para o mesmo período de tempo, a compra de experiências cresceu mais de nove vezes e as idas a restaurantes multiplicaram por três. A categoria de joalharia, por seu turno, apresenta um salto de quatro vezes.
Já para este ano, em que o confinamento ditará as experiências do dia 14 de Fevereiro, a Mastercard revela que as refeições caseiras, jantares em regime de take-away e maratonas de cinema são consideradas as melhores opções românticas. Quanto a presentes para assinalar a data, 50% dos portugueses aposta em compras online e 33% aponta ao comércio local e de proximidade.
O mesmo estudo mostra ainda que 13% dos portugueses encontrou o amor da sua vida online em plena pandemia e que 21% teve encontros virtuais. Houve ainda quem tivesse encontros presenciais respeitando o distanciamento social (31%) e quem optasse por experimentar sites e aplicações para namorar online (17%).
Sobre o Dia dos Namorados em concreto, a Mastercard descobriu que 44% dos portugueses garante que está a ser mais criativo este ano do que em relação ao ano passado. Além disso, 36% promete dedicar mais tempo a esta celebração.
As 10 experiências mais românticas para os portugueses no Dia dos Namorados em 2021:
- Uma refeição em casa (52%)
- Uma refeição take-away (34%)
- Uma maratona de cinema (25%)
- Um SPA em casa (11%)
- Uma noite de jogo (9%)
- Um passeio no parque (9%)
- Um piquenique em casa (6%)
- Um passeio pela cidade (5%)
- Um encontro virtual através de Zoom ou Facetime, por exemplo (5%)
- Um piquenique no jardim (4%)