Compras online representam 7,2% dos gastos globais em produtos de grande consumo
As vendas online de produtos de grande consumo (FMCG) aumentaram mais de 15% em 2021 a nível mundial, num mercado que cresceu 2,1%. Os dados são do relatório “Winning Omnichannel” da analista Kantar, que concluiu que o e-Commerce foi o canal com o crescimento mais rápido no ano passado, apresentando uma subida de 15,8%.
O relatório demonstra também que o canal online representou, em 2021, 7,2% dos gastos globais em produtos de grande consumo. O crescimento foi impulsionado pela Ásia, que representou 45% de todas as vendas online de FMCG em todo o mundo. Este valor representa quase o dobro da contribuição dos EUA ou da Europa Ocidental para as vendas de FMCG online. Já Portugal atingiu 3,5% de quota em vendas de FMCG neste canal.
Quase 40% dos consumidores usou plataformas de comércio electrónico para comprar produtos de grande consumo em 2021, ficando acima dos 37% em 2020 e fixando-se nos 31,6% em 2019. Estes consumidores estão também a fazer compras online com mais frequência: em média, registaram-se 10,4 ocasiões de compras online em 2021, em comparação com 8,7 ocasiões em 2020 e 6,9 em 2019. Quase 45% (44,2%) dos asiáticos comprou FMCG online e na Europa Ocidental 35,2%.
No que diz respeito às categorias de produtos, todos os cinco sectores de FMCG tiveram uma desaceleração no crescimento. As Bebidas, os Lacticínios e os Alimentos, que representam mais de 70% do valor de FMCG, desaceleram de mais de 10% de crescimento para menos de 3%. O sector de Cuidado do Lar foi impactado em categorias-chave, como lixívias e produtos de limpeza para a casa, ambos passando de um crescimento de 20% em 2020 para um ligeiro declínio em 2021.
«Em muitos aspectos, 2021 voltou ao ‘business as usual’. Previmos um crescimento de 2% no início do ano e foi quase isso que vimos. Embora o crescimento de pouco mais de 2% pareça pequeno em comparação com o crescimento de dois dígitos de 2020, o mercado manteve o crescimento que vimos no ano passado, pois muitas ocasiões que eram feitas fora de casa permaneceram suspensas, impulsionando o consumo em casa», explica, em comunicado, Stéphane Roger, Global Shopper & Retail director da Kantar, Worldpanel Division.
Relativamente ao futuro, a analista prevê que o crescimento do mercado global de FMCG diminuirá para cerca de 1,3%, à medida que os consumidores desenvolvem diferentes estratégias para lidar com o aumento do custo de vida. Inovação no e-Commerce, promoções e variedade serão ferramentas importantes para os retalhistas enfrentarem os desafios deste ano.