Compras online durante a Black Friday diminuem pela primeira vez
De acordo com dados da Adobe Analytics, as compras efectuadas nesta Black Friday através da internet recuaram pela primeira vez: este ano, os gastos registados nesta data – que se assinalou no passado dia 26 de Novembro – totalizaram 8,9 mil milhões de dólares, em comparação com 9 mil milhões de dólares no ano anterior.
A Adobe sugere que a ligeira quebra nas receitas pode estar relacionada com compras feitas com mais antecedência, visto que muitas lojas iniciaram as campanhas de descontos ainda em Outubro. Ainda assim, entre aqueles que fizeram compras online durante a Black Friday, 44,4% optou pelo telemóvel para adquirir os produtos – mais 10,6% em face a 2020.
«Pela primeira vez, a Black Friday registou um recuo na tendência de crescimento dos últimos anos», refere Vivek Pandya, lead Analyst da Adobe Digital Insights, citado pelo The Verge. «Os consumidores estão a ser estratégicos na compra dos presentes, a comprar muito mais cedo e a serem flexíveis para terem a certeza de que encontram as melhores ofertas.»
A par de uma maior antecedência na hora de ir às compras, outra razão que pode justificar o declínio na receita registada nesta Black Friday prende-se com os problemas da cadeia global de fornecimento. De acordo com o relatório da Adobe, as notificações relativas a produtos esgotados aumentaram 124% desde Janeiro de 2020. Os itens mais afectados por estes contratempos são os electrodomésticos e os aparelhos electrónicos.