Compras em loja vão continuar a ser importantes para os Millennials e a Geração Z

Os Millennials e a Geração Z e estão destinados a conquistar cada vez mais poder no retalho, sendo que o consumo vai aumentar através dos provadores virtuais, do livestreaming e das redes sociais. Além disso, o poder dos influenciadores e o seu peso sobre os consumidores vai aumentar, assim como os critérios relacionados com a sustentabilidade.

As conclusões são do estudo “Four Ways Younger Shoppers Will (and Won’t) Change Retail”, realizado pela Bain & Company e pela Google, que entrevistou 5.800 consumidores americanos de todas as idades para avaliar a forma como evoluíram as compras da Geração Z e dos Millennials face aos seus pares mais velhos.

«Os retalhistas estão cada vez mais atentos às necessidades dos shoppers das gerações Z e Millennial. Porém, como indica o estudo, para conseguirem seduzir as gerações mais novas, particularmente atentas a temas como a sustentabilidade, devem ainda investir na eficácia e autenticidade das suas fontes de influência, mas também no próprio posicionamento das suas marcas», diz, em comunicado, André Carvalho, partner da Bain & Company.

Os quatro principais pontos do relatório são:

– As lojas físicas vão continuar a ser cruciais

As restrições devido à pandemia permitiram vislumbrar como seriam compras totalmente digitais. Desde que os consumidores recuperaram a liberdade de escolher onde compram, ficou claro que queriam continuar a comprar em lojas físicas, e o estudo mostra que isto também se aplica às gerações mais jovens. Os Millennials e a Geração Z afirmaram que as lojas físicas tinham representado 38% dos seus gastos em 12 categorias nos últimos seis meses, cerca de 43% do declarado pela Geração X e não muito longe dos 53% atribuídos aos Boomers e aos consumidores de mais idade.

Além disso, 36% dos compradores da Geração Z e Millennial espera aumentar os seus gastos em lojas físicas nos próximos dois anos. A adopção da tecnologia na experiência de compra e venda em loja será essencial para garantir uma experiência omnicanal fluida.

– O interesse por inovações tecnológicas vai aumentar

Na actualidade, os consumidores nos EUA já estão a começar a adoptar as tecnologias emergentes, com 41% dos shoppers a já terem usado pelo menos uma das tecnologias seguintes: virtual try-on (onde os consumidores usam a câmara dos seus dispositivos para ver como lhes ficam produtos como roupas e acessórios), virtual try-out (onde artigos como sofás são mostrados no ambiente real do consumidor), livestreaming (transmissões online que mostram os produtos e ofertas) e o comércio electrónico através das redes sociais. Esta adopção está a ser impulsionada principalmente pelos consumidores mais jovens.

A compra dos produtos virtuais e/ou em mundos virtuais também oferece um potencial a longo prazo, já que os mais jovens estão muito familiarizados com estes novos ambientes. Por exemplo, as dezenas de milhões de crianças com menos de 13 anos (nativos digitais) que jogam Roblox todos os dias podem aí comprar produtos digitais como avatares e skins.

– Evolução da influência

Os Millennials e a Geração Z podem ter conservado muito do apego às lojas físicas que era característico das gerações anteriores, mas isso não significa que cheguem a uma decisão de compra da mesma forma.

Segundo o inquérito da Bain & Company e da Google, os Millennials e a Geração Z são duas vezes mais propensos do que as gerações mais velhas a considerar os vídeos online como a actividade de compras mais influente. Também são mais propensos do que as gerações anteriores a usar o Google Search.

– A ascensão das compras sustentáveis depende dos retalhistas

Não há dúvida de que a sustentabilidade se está a tornar numa consideração cada vez mais influente para os compradores, à medida que os Millennials e a Geração Z conquistam mais poder económico.

Quase metade dos Millennials e da Geração Z entrevistados afirma que pagaria mais por produtos respeitadores do ambiente, face aos 39% da Geração X e apenas 29% dos Boomers e dos consumidores com mais idade. Esta clara preocupação aplica-se a todos os grupos de rendimento.

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