Compras através de apps ganham terreno no comércio online

O número de portugueses que faz compras online aumentou de forma sustentada ao longo da última década e aproximou-se já dos dois terços da população. Esta é uma tendência que deverá manter-se no futuro próximo, tendo em conta a crescente digitalização da sociedade e da economia, e que está a ser acompanhada por uma diversificação dos canais digitais através dos quais as compras estão a ser efectivadas no espaço digital.

De acordo com os dados mais recentes do estudo Barómetro E-commerce, produzido anualmente pela Marktest, a compra exclusiva através dos sites das lojas e marcas continua a ser dominante entre o universo de 62% da população portuguesa que diz fazer habitualmente compras online.

Contudo, está a perder terreno para o hábito de compra através de aplicações móveis. De facto, em 2023, mais de 52% dos compradores online assumiu fazer as suas compras apenas através de sites, o que traduz uma quebra de 3.3 pontos percentuais face aos valores de 2022 do Barómetro E-commerce.

Em sentido contrário, o número de consumidores online que diz fazer as suas compras apenas através de aplicações online cresceu para 8%, o que traduz um acréscimo de 1.7 p.p. face ao ano anterior. E o universo de compradores que diz usar ambos os canais para as suas compras também aumentou 1.5 p.p., para um universo de 38,9% dos consumidores.

No que respeita às categorias de produtos mais compradas online, o “vestuário e calçado” continua a liderar, com uma quota de 70,7%, entre os consumidores com hábitos de compra online. Na segunda posição surgem as “viagens ou alojamentos para férias” (54,8%). Mas a categoria que mais subiu em 2023 foi a que ocupa a terceira posição, os “bilhetes para espectáculos ou eventos desportivos”, que subiu 7.7 p.p. face ao ano anterior.

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