Comparadores de preços ajudaram portugueses a poupar 17,5 milhões só este ano

Entre Janeiro e Setembro deste ano, os portugueses pouparam 17,5 milhões de euros através da utilização de comparadores de preços online (considerando os principais e com mais utilizadores no País). O número é avançado pelo site forretas.com, que recentemente evoluiu de um agregador de descontos para um comparador – o único em Portugal, garantem, que permite comparar preços à venda na Amazon.

A análise da plataforma mostra que, em média, os consumidores despendem 6 minutos e 38 segundos à procura de informação sobre os preços e características dos produtos até ao momento em que procedem, de facto, à compra.

Verifica-se ainda que a faixa etária entre os 35 e 44 anos é a que mais compara com recurso ao forretas.com, a par com as mulheres (54% versus 46% dos homens). As utilizadoras comparam mais nas categorias “Telemóveis” e “Desporto e Lazer”, ao passo que os utilizadores interessam-se, sobretudo, por “Informática e Gaming” e “Livros”.

No geral, “Desporto e Lazer”, “Telemóveis” e “Informática e Gaming” são as três categorias de produtos mais procuradas. Nos primeiros nove meses do ano, a plataforma contabilizou cerca de 1,5 milhões de comparações de preços, registando-se um aumento de 52% do primeiro para o terceiro trimestre.

«Sentimos que os portugueses estão novamente mais preocupados com a gestão do seu orçamento familiar, tendo em conta que somos diariamente confrontados com o aumento de preços a vários níveis: no supermercado, nos combustíveis, nas prestações das casas, nas contas da luz e do gás, etc.», refere Gonçalo Poças, co-fundador do forretas.com.

Artigos relacionados