Como vamos viajar em 2021? Mais tempo com a família e menos para agendar
Este ano, os portugueses deverão aproveitar as viagens para restabelecerem contacto com familiares e amigos, assim como deverão marcar mais viagens fora da época habitual de férias, evitando assim as multidões. Estas são algumas das previsões da Indie Campers.
A empresa de aluguer de autocaravanas arrisca algumas previsões num ano ainda marcado pela incerteza provocada pela evolução da pandemia de Covid-19. As previsões são baseadas nos resultados de inquéritos, no feedback e na evolução da indústria do Turismo.
1. Desconexão da tecnologia, reconexão com as pessoas e a natureza: Ao fim de praticamente um ano em confinamento e com limitação dos contactos sociais, os portugueses deverão procurar este ano, quando a situação for mais favorável, utilizar as viagens para restabelecerem as ligações com a família e amigos próximos. As pessoas importar-se-ão mais com quem viajam, do que com o destino da viagem. «A tendência será que as pessoas passem a planear escapadinhas de forma segura, de modo a experienciar o prazer de viajar e o lazer associado, dentro do seu porto seguro», sublinha a empresa.
2. Experiências de viagem autênticas e deliberadas: há uma tendência de procura pela fuga à rotina e por experiências únicas. A pandemia acelerou ainda mais a necessidade por experiências autênticas e sustentáveis, tendo-se registado um aumento na preferência pelo contacto com a natureza e actividades ao ar livre. Este ano, é expectável que esta tendência se mantenha.
3. Reservas espontâneas e flexíveis: os modelos de trabalho flexível e o teletrabalho permitem que mais pessoas procurem experiências fora da época habitual de viagens, evitando assim as multidões. Além disso, a incerteza leva a que as viagens sejam planeadas com menos tempo – de acordo com a Indie Campers, o período entre a reserva e a data da viagem foi reduzido, em média, 14 dias (com uma redução de sete para cinco semanas de antecedência, em média). «Espera-se que esta tendência continue enquanto algumas restrições de viagem estiverem em vigor», antevê a empresa de aluguer de autocaravanas.
4. Viajar sobre quatro rodas nos arredores: a preferência por viagens domésticas veio para ficar, tendo em conta que ainda existe tanto por descobrir dentro de fronteiras portuguesas. Segundo a Indie Campers, as reservas de portugueses para viagens dentro do País aumentaram 70% em 2020, em comparação com 2019, e esta é uma tendência que se deverá manter este ano. «Além disso, as viagens locais são consideradas viagens responsáveis e com um impacto positivo, na medida em que representam um dos principais factores que permitirá a recuperação das economias regionais e locais», frisa.