Como reage a mente de um atleta à interrupção da actividade física durante uma semana?

A marca de vestuário e acessórios desportivos Asics colocou um desafio fora do normal a um conjunto de desportistas: que parassem a sua actividade física durante uma semana. Porquê? Para que a insígnia japonesa pudesse perceber qual o impacto que essa cessação teria na saúde mental dos atletas.

Os resultados demonstram que, durante o período de interrupção, os participantes sentiram que os seus níveis de auto-confiança diminuíram, a positividade desceu, a energia mental caiu e a capacidade de lidar com o stress também reduziu. De forma geral, esta não foi uma boa fase para os atletas.

«A nossa filosofia está literalmente no nosso nome – Anima Sana In Corpe Sano [Asics] ou Mente Sã em Corpo São. Acreditamos que o nosso foco nos benefícios do desporto e do movimento, não só em relação ao corpo, mas também no que toca à mente, nunca foram tão relevantes», comenta, citada pelo The Drum, Caroline Fisher, directora de Comunicação da Asics na região EMEA (Europa, Médio Oriente e Ásia).

A responsável acrescenta ainda que espera que esta investigação possa inspirar mais pessoas a exercitarem-se, nem que seja durante 15 minutos, uma vez que o exercício físico pode fazer uma grande diferença no estado mental. Especialmente depois dos últimos dois anos, marcados pela pandemia.

“Mind Race” é a campanha que acompanha o evoluir deste estudo e que divulga os seus resultados. Criada em parceria com a agência Golin, a acção publicitária será amplificada a nível global.

Artigos relacionados